sexta-feira, janeiro 06, 2023

Best post 2022

Nos últimos anos, por esta altura, costumo colocar os textos de todo o ano a uma votação. Embora sabendo que não é o mais importante, é uma boa desculpa para revermos e relermos um ano que passou. Peço novamente a vossa ajuda para seleccionar aqueles textos/prosa que considerais ou considerastes como os melhores, os mais tocantes ou interessantes em 2022. 

Indiquem nos comentários o título ou títulos dos vossos preferidos. Deixo algumas sugestões, de acordo com a minha apreciação particular e tendo em conta alguns dos que foram mais visualizados, mas podem indicar outros que aqui não se encontrem linkados. Depois colocarei os 10 mais apontados a uma votação. 

Agradeço desde já a vossa participação e colaboração. A mim fez-me bem relê-los. Pode ser que faça bem a mais alguém.

Nota que os poemas não entram nesta sondagem.
Quem quiser dar uma espreitadela aos "best post" de 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 clique 
AQUI.

· Janeiro

·    A fé que não se sabe mas se vê

·    Deus emérito

·    E se depois da morte não houvesse senão o nada?

·    Deus não podia ter criado o covid-19

·    Deus mandou o covid-19 para que as pessoas se convertam ...

·     

· Fevereiro

·    A fé não é bem fazer o bem

·    Jesus era um leigo

·    “assassinado pela indiferença”

·    Comunhão clericalizada

·     

·Março

·    A Igreja dos pobres

·    Barrabás

·    O Não do Bispo

·    Se as mulheres parassem, a Igreja parava.

·    Os padres fixes

·    

Abril

·    Padres a carregar cruzes

·    padres que são um luxo ou uma graça!

·    

Maio

·    A máquina de fazer a fé

·    Boa tarde, meus andores e minhas andoras

·     

· Junho

·    Soluções para a falta de padres

·    As horas cansadas da missão

·    A espiritualidade em mim

·    A idoneidade do padrinho

·     

· Julho

·    O padrinho não baptizado

·    a missa dela

·    A Igreja líquida

·    Uma comissão sinodal pouco sinodal

·     

· Agosto

·    o tempo do meu pai

·    Passar de uma pastoral dedutiva a uma pastoral indutiva.

·    Assim é que querem que os jovens vão à igreja?!

·    Um Deus abaixado

·     

· Setembro

·    Os pecados simplesmente

·    Agarrado pelas mãos

·    Testemunho sem nome e sem medida

·     

· Outubro

·    os crismas e as diferenças

·    O dono da paróquia

·     

· Novembro

·    A primeira comunhão das últimas

·    Unidades pastorais como comunidades pluriministeriais

·    o catequista que reza pouco

·     

· Dezembro

·    A Igreja e a ciência

·    A Igreja fria


3 comentários:

Anónimo disse...

ó padre, não é fácil...
Mas fui ler e dou-te algumas sugestões do que me recordei ao dar uma vista de olhos pelos títulos:

Deus emérito
E se depois da morte não houvesse senão o nada?
Deus não podia ter criado o covid-19
Jesus era um leigo
comunhão clericalizada
Barrabás
O Não do bispo
Soluções para a falta de sacerdotes
Uma comissão sinodal pouco sinodal
O tempo do meu pai
Um Deus abaixado
Agarrado pelas mãos
testemunho sem nome a sem medida
os crismas e as diferenças
o catequista que reza pouco
a Igreja fria

desculpa se não ajudei

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Todos os seus pots são muito interessantes e com muito para refletir, mas vou enumerar alguns dos que me chamaram mais a atenção:
- E se depois da morte não houvesse senão o nada?
- A fé não é bem fazer o bem·
- Se as mulheres parassem, a Igreja parava.
- Os padres fixes
- Boa tarde, meus andores e minhas andoras·
- O padrinho não baptizado·
- a missa dela·
- Uma comissão sinodal pouco sinodal·
- o tempo do meu pai·
- Assim é que querem que os jovens vão à igreja?!
- A primeira comunhão das últimas e
- o catequista que reza pouco·
-A igreja fria.

Desejo-lhe um bom 2023!
Ailime

Confessionário disse...

Grato aos dois comentaristas. Sei que não é muito fácil...