sábado, novembro 05, 2022

o catequista que reza pouco

Pouco se esforça por ir à eucaristia e reza muito pouco. No entanto, gosta de ajudar e de dar o seu contributo à comunidade. Quando uma amiga, que é catequista, lhe lançou o convite, decidiu voluntariar-se com entusiasmo. Foi assim que descreveu a nova missão que queria abraçar. Ia dar um pouco de si na paróquia. O pároco agradeceu a nova catequista e, com alguma discrição, aproveitou a ocasião para recordar que a catequese serve não tanto para o catequista dar de si, mas para, passe a expressão, “dar” de Deus. Por isso recordou quão imprescindível era a oração. E prosseguiu. Assim como não há fé sem oração, é difícil falar de Deus sem ambiente de oração. Não são os dogmas, as normas morais ou as doutrinas que transformam as pessoas em crentes, mas o encontro, a proximidade e a intimidade com Deus. Também não se pode falar de Deus em abstracto, como teoria ou ideologia, pois isso apenas teoriza a existência de Deus e o mais provável é que o afaste da realidade do indivíduo. Nesse sentido, a evangelização ou a catequese têm de propor a oração e a contemplação. Viver dela. Por melhores, mais eficientes ou mais estudados que sejam os agentes de pastoral, em geral, ou os catequistas, em particular, o testemunho brota da oração. Fala melhor de Deus quem fala com Deus.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO:  "Nem Pai-nosso nem Avé-maria"

1 comentário:

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Não posso deixar de estar mais de acordo com as suas palavras.
Sem oração, sem aprofundar a espiritualidade pela Palavra de Deus na Eucaristia, tornar-se-á inglória essa boa vontade de dar de si, porque o essencial não passa.
Ailime