quinta-feira, novembro 10, 2022

A encarnação de Jesus hoje

Estávamos numa amena discussão sobre a realidade das paróquias e dos padres que as presidem. As vozes que mais se faziam ouvir eram as vozes dos inconformados, como eu, que pensam as paróquias e a evangelização e ansiosamente querem dar passos na direcção missionária da Igreja. O ambiente da sala era composto por pessoas habituadas a reflectir, maioritariamente sacerdotes. Por isso se notava algum desalento no tom das vozes. E às tantas, empolgado e a esbracejar, um dos presentes clamou por uma nova Igreja, dizendo que era necessário que Cristo voltasse à terra, que encarnasse de novo para renovar tudo. Em resposta, um dos padres mais velhos, num tom de voz próximo do murmurado, por dentro da máscara que ainda se usava na altura, interveio para dizer que não era preciso, pois Ele estava dentro de nós. Não precisávamos que Ele encarnasse de novo no mundo, mas que nós o deixássemos encarnar em nós. E calou-me. Calou-nos. Com tudo o que esse silêncio significa. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Que pode Deus fazer através de mim?"

8 comentários:

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre.
Esse ungido de Deus disse tudo.
Saibamos abrir o nosso coração a Cristo Ressuscitado!
Ailime

Anónimo disse...

E está feito o sermão para este Natal!

Anónimo disse...

Mas estamos a precisar de encarnação ou de ressurreição?

Anónimo disse...

Deixem Cristo em paz e ouçam o Espírito.

Anónimo disse...

Pois, somos membros da Igreja isto é, fazemos parte do Corpo Místico de Cristo. E o Natal pode ser todos os dias, sempre que nos portarmos como membros de Cristo.

Anónimo disse...

Deixem-se de umbiguismos: Cristo está no pobre que tens diante de ti.

Confessionário disse...

12 novembro, 2022 09:05
"Cristo está no pobre que tens diante de ti" e não só.

Anónimo disse...

De fato, não só a pobreza material é pobreza. E como não somos ilhas isoladas, não há ninguém tão rico que não precise, nem tão pobre que não possa dar algo aos outros.