quarta-feira, janeiro 04, 2023

buscador de Deus a tempo inteiro

Não sabia se havia de escrever a palavra ‘buscador’ com letra maiúscula ou minúscula. Sinto que sou apenas um pequenino buscador de Deus. Gostava, porém, de ser um buscador com letra maiúscula, com a letra maior do alfabeto ou a palavra mais longa e mais inteira que houvesse. Talvez possa parecer o desejo tolo de quem passa de um ano para outro e faz exames de consciência para aqui e para ali ou votos de prosperidade e sucesso, ou coisas parecidas. Mas não é. É que este desejo tem vindo insistentemente ao meu encontro, que é como quem diz, tem-me buscado. 
Também não sabia que título dar a este texto que escrevo sem cuidar as palavras e a pontuação. Saiu-me assim. Como se viesse de lá de dentro e não se conseguisse encerrar. E quando me perguntam porque raios há-de um pobre padre deixar o coração falar mais alto que a voz, eu digo simplesmente que gostava de ser um buscador de Deus a tempo inteiro. Esse tempo sem medidas, sem contratempos, sem condições. Às vezes esta busca fica condicionada pela sociedade em que vivemos, pela cultura em que nascemos, pelas relações que alimentamos, pelos afazeres do quotidiano, pelas ansiedades e pensamentos vãos que nos distraem da busca maior. Gostava de ser um livre buscador de Deus a tempo inteiro. Livre. Livre mesmo diante do meu ministério ordenado, o sacerdócio ministerial. Talvez seja um desejo de quem ainda tem muito Deus por encontrar e ainda só vai no início do longo caminho. Mas deixem-me desejar. Deixem-me, ao menos, ficar no desejo de um dia ser um buscador de Deus por inteiro.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Não estar agarrado ao meu sacerdócio"

6 comentários:

Anónimo disse...

Procurar o rosto de Deus, buscar Deus nos caminhos da vida. Essa busca se concretiza nos acontecimentos na vida diária. A vinculação harmoniosa a Deus acontece quando na vida diária vejo a sua face no outro: na alegria de uma criança, no doente que oferece o seu sofrimento, no olhar transparente do ancião, no sol que nasce cada dia, na natureza...Não busco um Deus distante mas um Deus próximo, tão próximo até no ar que me dá vida. Se inspiro Deus também o posso levar aos outros.

Anónimo disse...

hoje fiquei resignada, padre, com as suas palavras.
O senhor tem uma grande espiritualidade!!!!

Ailime disse...

Bom dia Senhor Padre,
Tão lindas as suas palavras e sente-se que saem do coração.
Que seja um Ano profícuo nessa busca.
Feliz e santo 2023!
Ailime

JS disse...

Ó Confessionário, andarás a imaginar-te como um padre emérito? Renunciando ao sacerdócio, ou pelo menos à paroquialidade? Partindo de helicóptero para um resto de vida no escondido? Lembra-te que tens sempre a possibilidade de pedir um time-out sabático, e fazer uma experiência de vida contemplativa ou de acção missionária em terra distante...

Duas coisas, no entanto: mesmo que pudesses libertar-te de tudo e todos, permaneceria na tua busca o maior obstáculo: o teu ego e os teus demónios. A paz e a felicidade de te sentires entregue todo para Deus seriam vividas de forma sempre entrecortada na descida ao teu abismo.

E, segunda coisa, acabarias sempre por chegar à mesma conclusão: Deus não pode ser buscado sem os outros; Deus teima em fazer encontrar-Se nos outros. No mais fundo do teu poço apenas descobrirás que és fonte.

Confessionário disse...

JS, não é possível buscar Deus sem Deus... que se encontra em tudo, é verdade, sobretudo no outro, que é sua imagem e semelhança, e que também inclui os obstáculos e os nossos poços. Mas era tão bom buscar Deus a tempo inteiro sem constrangimentos, tanto fora de nós como dentro! Era tão bom saber gastar uma vida em Sua busca sem contratempos!

Retenho especialmente a tua última frase: "No mais fundo do teu poço apenas descobrirás que és fonte."
e agradeço tudo o resto!

Anónimo disse...

Assim disse a Virgem Maria Santíssima: " Isso passará. "