domingo, janeiro 22, 2023

O bispo que era um de nós

Um bispo de uma diocese longínqua, antes de realizar o sacramento da confirmação a um grupo de mais de três dezenas de jovens, quis dialogar com eles, em tom coloquial e aberto. O bispo achava que era assim que se falava com os jovens. Era e é. Com os jovens fala-se olhos nos olhos, de igual para igual. Ainda não haviam passado muitos minutos desde o início do diálogo, quando o senhor bispo colocou os jovens crismandos à vontade para que perguntassem tudo o que queriam saber sobre um bispo, dizendo ‘Sou um de vocês, podem perguntar tudo’. Então, um dos jovens mais atrevidos levantou o braço e, sem papas na língua, foi directo ao assunto: ‘Senhor bispo, enquanto o senhor se vestir como se veste e andar nesse carro topo de gama com motorista, o senhor não será um de nós’. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "A solidariedade não se faz de cima para baixo"

5 comentários:

Anónimo disse...

100 comentários 🤔

Anónimo disse...

Pois é Padre, também conheço bispos que têm carros bem simples. O mesmo acontece com os padres, uns têm carros simples e outros grandes carrões e ainda têm a distinta lata de se queixarem que não têm dinheiro, que os paroquianos não colaboram... Defendo que padres e bispos tenham viaturas que lhes dêm segurança e conforto e que vistam com dignidade, mas há alguns que contrastam com o meio em que estão inseridos.

Anónimo disse...

Cem(100) comentários ou sem comentários???

Ailime disse...

Boa noite Senhor Padre,
Não sabia que havia bispos com carro e motorista.
Aqui na minha Paróquia há padres que andam a pé distâncias longas.
Foi uma boa interpelação por parte desse jovem.
Ailime

Anónimo disse...

Mas isso torna-se impossível para um oadre que tem a seu cargo várias paróquias e com o agravamento de estarem distantes umas das outras. Pobre padre e coitados dos paroquianos. Nas circunstâncias atuais o padre precisa de um carro que lhe dê segurança e a capacidade para se poder deslocar o mais rápido possível. Estiu a imaginar una manhã de domingo, em que as paróquias estão à distância, umas das outras de mais de 20km.