quinta-feira, junho 23, 2022

As horas cansadas da missão

"apesar da hora e cansaço"
O telefone tocou numa hora tardia, no final de um domingo desgastante e desgastado. O que menos me apetecia era atender. Mas o volume do som não o permitiu. Estou sim. Do outro lado uma voz feminina perguntou se era da Igreja da terra tal. Não era da Igreja, mas era do seu pároco. A voz estava aflita e embargada. Esperava uma mensagem ou um telefonema da filha que fazia voluntariado naquela terra e naquele dia não dera sinais de vida. Por mais que a mãe tentasse ligar, ela não atendia. A mãe estava numa aflição sem nome. Ligou a pensar que era uma boa ideia contactar uma instituição humanizadora como a Igreja. Estávamos a tentar encontrar uma solução para chegar a alguma luz quando a filha entrou pela casa da mãe adentro. Decidira fazer-lhe uma surpresa. E ficámos ambos mais tranquilos. Muito mais tranquilos. No dia seguinte recebi uma mensagem do mesmo número a agradecer por ter sido tão atencioso e disponível, embora cansado e a desoras. Agradeci de igual modo, dizendo que esta era também a nossa missão, e que na missão não há horas nem cansaço… apesar da hora e cansaço adiantados!

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Há dias assim"

4 comentários:

Zilda disse...

Estou quase assim, tem dias que meus pés o meu corpo andam cansado de certa forma. Que só na força da mente pra continuar a MISSÃO. 😥😓

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Pus-me no lugar dessa mãe e como são terríveis e angustiantes esses momentos quando não se consegue contactar com os filhos.
Felizmente que essa senhora encontrou do outro lado da linha
quem a tentou ajudar apesar do adiantado da hora e do cansaço e que afinal tudo não tinha passado dum grande susto.
Há momentos e dias assim.
Desejo-lhe um bom domingo.
Ailime

Anónimo disse...

Pois, diz-se que o diabo não tira férias, quem trabalha para o bom Deus também deve estar disponível quando é preciso. Aconteceu comigo, um dia depois de um trabalho bem cansativo, ao entrar em casa reparei que havia mensagens no telefone. A minha vontade era ignorar. Porém, consciente de que o meu descanso não seria tranquilo se ignorasse, fiz um esforço por escutar as mensagens. Algumas não eram urgentes mas havia uma que apenas dizia: "Tenho saudades suas!". Esta pessoa, já com alguma idade, morava sozinha Liguei, conversámos um pouco, parecia estar bem, despedimo-nos com uma "santa noite" e com a consciência do dever cumprido fui para o meu merecido descanso. Na manhã seguinte recebi uma chamada a informar que a pessoa em questão tinha falecido durante a noite. Acredito que se tivesse ignorado a mensagem não tinha ficado nada confortável.

Confessionário disse...

26 junho, 2022 12:45
Grande testemunho e ensinamento... Nunca se sabe o que Deus nos tem preparado!
Bem haja pela magnífica partilha.