segunda-feira, abril 27, 2020

A Igreja que está para vir

Há um abalo em tudo à nossa volta. Mesmo na Igreja. Tanto no seu todo como na sua hierarquia. Faço figas, porém, para que seja um abalo positivo. Rezo todos os dias com essa intenção. E há, de facto, algo positivo que tenho vindo a descobrir. Cresce pouco a pouco, mas cresce. É a "Igreja doméstica"! A Igreja dos primeiros tempos do cristianismo. Uma Igreja que se reunia em casa e onde as celebrações eram presididas pelo dono do lar. 
O problema é que, ao longo dos tempos, o clero foi-se apoderando ou apropriando da Igreja e dos sacramentos, mesmo que o tenha feito sem intenção, transformando a Igreja de Cristo numa Igreja piramidal, vertical, clerical. E habituou os crentes a esse modelo. Um modelo de Igreja dependente dos bispos e dos seus padres. Por isso, talvez muitos crentes tenham perdido o foco e se tenham sentido algo desamparados nestes tempos de difícil acesso aos seus padres. Pelo menos o acesso presencial. 
É claro que precisamos de uma “ordem”, como dizia Anselmo Borges numa entrevista que me fez pensar. Por isso precisamos de ministros ordenados. Precisamos de “organizar”. Mas não podemos fazer depender deles a Igreja que é de Cristo e de todos.
Será que a Igreja que está para vir vai ser mais laical e menos clerical?! 

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Nós e vós"

5 comentários:

A TItica disse...

Acho que ontem ou hoje alguém foi apanhado a dar uma missa, num sítio fechado, com grupos de risco... Não se entende...

Anónimo disse...

Nossa!!! Isso mesmo graças a Deus, que um dia, pode ser que realmente por consequência de situação do momento, as famílias passando por nescessidade da partilha com os próximos, deverás, alguma coisa pra ser modificado há sim verdade, podemos confiar na vida. Que Deus nos confiou nesta terra sagrada, iremos juntarmos na comunhão com Cristo de maneira como Ele nós ensinou abençoando. Sejamos fortes nas orações pra nossa esperança venha fortalecer.

Anónimo disse...

Pois, a Assembleia da República pode reunir deputados para festejar 25 de abril, com que autoridade se vem condenar um padre que, com um número necessário e com a distância social pedida celebra a Santa Missa? Isto é diabólico.

Ailime disse...

Bom dia Sr. Padre,
A Igreja é demasiado clerical, gostaria de uma Igreja mais simples, com uma abordagem menos formal.
Sendo certo que a Igreja doméstica está, neste momento, a crescer não creio que venha a dominar.
A Instituição Igreja continuará como até aqui, mas talvez com menos fiéis, por motivos óbvios.
Bom dia com saúde.
Ailime

Anónimo disse...

Não acredito muito que haja mudanças, pois o que temos visto é mais do mesmo!