quinta-feira, abril 09, 2020

Encontrei o beijo do meu pai

Foi numa destas tardes solarengas. Mas escuras por dentro. A meio da tarde. Depois de ter falado com o meu pai em videoconferência. Cada um de nós no ecran. Unidos e separados pelo ecran. Depois a videoconferência alongou-se a mais três pessoas. As minhas irmãs e suas filhas. E ele desatou a chorar compulsivamente. Tivemos de desligar. Desalentados pela dor, pela distância, pela impotência, pela saudade. Marcados por lágrimas. Maldito vírus! 
Voltei sozinho mais tarde. Depois que me disseram da Unidade de Cuidados Continuados que ele não parava de chorar dizendo que eram saudades. Voltei. Falámos entre palavras e uns arranques de lágrimas da sua parte. Entendia o que eu dizia. Os meus apelos à força. As minhas explicações. As insinuações da fé. Que o amávamos muito. Que agora andava uma coisa no ar, uma espécie de bicho que não nos deixava estar juntos. Mas que nunca o abandonávamos. Que eu nunca o abandonaria. Ele ia respondendo à letra, dizendo que nos amava, que me amava. Já passou, pai. Pois já, respondia. Mas voltava. 
Nisto, o tablet do outro lado começou a mexer-se. Contou depois a fundionária que ele lhe retirou o tablet das mãos. Ele que tem cada vez maior dificuldade motora. Ele que tem cada vez menos capacidade cerebral. Fazia-me festas pelo ecran. Disseram-me depois. E às tantas, isso eu dei conta, aproximou o ecran e deu-me um beijo. Um beijo que, mesmo à distância foi dos mais inesquecíveis e robustos que me deu até hoje. 
O vírus não vence tanto amor! 

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "O beijo do meu pai"

4 comentários:

Anónimo disse...

Emoção por dentro de sabe o quanto significa isso. As minhas sofredoras lágrimas não resistiram ao ler, padre. Mmtuiioo linda mensagem.💞

Anónimo disse...

Um grande beijo pra ti e pro teu pai, uma santa Páscoa.

Ailime disse...

Bom dia Sr. Padre,
Muito intenso e comovente o seu texto que nos transmite a verdadeira dimensão do que é o amor paternal.
As vezes, pensamos que não é assim tão grande, mas é, eu que já perdi o meu pai.
O seu paizinho disso dá um testemunho incrível.
Um amor que se sobrepõe a todas as barreiras, a todos os vírus.
Desejo-lhe uma boa Sexta Feira Santa.
Ailime



Anónimo disse...

Tanta ternura! Que delícia!