quinta-feira, agosto 20, 2020

Os sucessos pastorais não são nossos

A vida de um padre não depende dos sucessos pastorais ou apostólicos. Não depende do que fazemos nem do que conseguimos alcançar com o que fazemos. Não depende de momentos entusiastas em que a nossa existência e missão parecem fazer sentido. A vida de um padre depende exclusivamente de Deus. 
O padre não é padre porque seja perfeito. Ou porque seja impecável. Ou porque possua muitas capacidades. Ou ainda porque seja místico ou santo. O padre é padre porque um dia Deus quis que ele fosse padre. Que deixasse Deus actuar de uma forma especial através dele. Por isso a vida de um padre também não se deve deter nas fragilidades que o apoquentam, mas na força de Deus. Dizia S. Paulo que nas fragilidades se fazia forte. Dizia que era através das suas fragilidades que a força de Deus se manifestava. Os frutos do trabalho do apóstolo eram os frutos do trabalho de Deus. 
Os frutos, os sucessos, as vitórias da nossa missão apostólica, são os passos que Deus vai dando através de nós.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "As flores que valem vidas"

3 comentários:

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Um texto reflexivo sublime!
Ser Padre é deixar-se inebriar pelo Amor de Deus e colocá-lo ao serviço do seu povo.
"Muitos são chamados, mas poucos escolhidos"...
Ailime

Anónimo disse...

Poucos assumiram o propósito escolhido, tem muitos a desejar. Parabéns pra ti, meu padre que tem esse conhecimento. Vi

Anónimo disse...

Boa tarde Padre Confessionário. O Senhor passa e chama, não porque somos os melhores... mas porque, como ao jovem rico, fixa sobre nós o Seu olhar e marca-nos como Sua total propriedade. Como escolhidos, eleitos, Ele espera de nós um SIM ao seu Projeto de Amor. O jovem rico, não foi capaz de se desvancilhar do que possuia... fez um mau negócio, retirou-se triste. Quem O segue, "escolhe a melhor parte..." E porque Aquele que escolhe é Bom, serve-se da nossa pequenez, das nossas misérias, para construir o Trono da Sua Misericórdia.