segunda-feira, agosto 10, 2020

Deus ama-nos, não porque sejamos bons, mas porque Ele é bom.

O que me impede de ter um olhar misericordioso por mim próprio, quando o próprio Deus me ama como eu sou? Não que isso justifique as minhas opções erradas. Os pecados. Os erros. As costas voltadas. As queixas desmedidas. Mas é verdade que Deus me ama muito mais do que eu me amo. Deus ama-me, não por eu ser bom, que não sou, mas porque Ele é bom. Deus ama cada um de nós, não por sermos bons, mas porque Ele é bom. Ele ama-me como eu sou e não como eu gostaria de ser. Isto parece redutor, e parece que põe tudo em Deus. O Centro. E, ao mesmo tempo, retira toda a nossa responsabilidade. Não é verdade. Nós somos responsáveis. Mas o centro é mesmo Ele. Por isso Jesus falava em perdoar setenta vezes sete vezes, que é o mesmo que pronunciar o número infinitamente. Porque quem ama, não ama com medidas. Ama com esse número que é muito mais que setenta vezes sete vezes. O número que não cabe na numeração, tal como a conhecemos. Por isso ama e perdoa. Porque só sabe amar quem souber perdoar. Só ama de verdade quem consegue aceitar a diferença que o outro é. A diferença que, no outro, pode até ser, dor. Por isso deu a vida por todos. Não deu a vida só por alguns. Deus a vida por bons e maus, por justos e injustos, por judeus e gregos, por escravos e homens livres. Por mim. Por ti. Por todos nós. E nunca é demais repetir isto. Deus ama-nos, não porque sejamos bons, mas porque Ele é bom.

A PROPÓSITO OU A DESPOPÓSITO: "A estatura do verdadeiro amor"

3 comentários:

Anónimo disse...

"Deus ama-nos, não porque sejamos bons, mas porque Ele é bom" porque o amor de Deus é AMOR de PAI..."Eu sei que Tu és meu bom Pai en cujo amor estou abrigado Eu não pergunto onde vais? quero seguir-Te despreocupado. E se pusesses, ao meu dispor, a minha própria vida, repo-la-ia em Tuas mãos em CONFIANÇA sem medida. Eu sei que Tu és meu BOM PAI,que entregou o Seu próprio Filho Primogenito! A LUZ! Que deu a vida por mim na Cruz. Se Deus, o Mundo tanto amou, como é que posso duvidar? CONTIGO irei na escuridão, Senhor, eu quero ousar. Eu sei que TU ÉS MEU BOM PAI,que me deu por comoanhia a Sua própria Mãe e Ela com o seu Imenso e Materno Amor me conduz pela Sua Mão. Em silêncio digo com a MÃE, o TEU AMOR JAMAIS ME ENGANA! A Tua vontade, Pai,faça-se! Eu quero só o que te der alegria.

Anónimo disse...

O verdadeiro AMOR é o que ama sem medida. Amar só quando identificamos no outro os nossos gostos, é egoísmo.

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Deus ama os seus filhos, porque é bom e eterna a sua misericórdia.
Como Pai e apesar dos nossos pecados Ele está sempre disposto a perdoar e acolher-nos como fez com o Filho Pródigo. Mas não nos enganemos;temos que mostrar arrependimento e não voltar a pecar. Como é gratificante saber que Deus nos ama, que temos um Pai que olha por nós.
Amemo-Lo nós também, mais que a todas as coisas.
Ailime