domingo, agosto 02, 2020

Porque Deus não intervém

Mora longe, mas a distância é encurtada, de vez em quando, pelo telefone. Perguntava-lhe como estava e respondia que estava bem, mas que estava cansada e que, na sua fé, se perguntava porque Deus não intervinha para parar esta maldita pandemia, como lhe chamou. Eu sei que a pergunta lhe saiu do cansaço. Todos nós, mais ou menos desconfinados, continuamos desconfiados e cansados de viver nesta desconfiança que nos obriga a afastar-nos uns dos outros e dos afectos. No entanto, como dizia Anselmo Borges, numa resposta a esta pergunta e em resposta à sociedade na qual vivemos, “não se pode querer a autonomia das realidades terrestres e cósmicas e ao mesmo tempo um Deus intervencionista, nem é compaginável querer a liberdade e ao mesmo tempo um Deus manipulador”. 
Vivemos num mundo de contraditórios, onde se quer a liberdade de fazer como dá na real gana, sem que ninguém interfira com as nossas opções, mas depois queremos a todo o custo que todas as entidades que nos são superiores, a começar pelas divinas e a acabar nas terrenas, nos resolvam os problemas.
Eu também desejava que Deus interviesse, não tanto para nos resolver o problema, mas sobretudo para nos ajudar a entender como viver deste modo e como descobrir o rumo deste viver.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Agua benta"

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom demais o que mencionou, pura verdade, que em tudo tem que haver orações pra fazer efeitos na intervenção do nosso Deus.Uma fé convicta, esperança pra mover tudo que vir. As divergências serem devastadas como se uma tormenta nebulosa, traz outros ares. Depois de passar... Xu

Anónimo disse...

É bem verdade: queremos Deus para nos resolver e facilitar a vida; mas não o queremos a intrometer-se nela.

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Temos muitas vezes dificuldade em acreditar em Deus, a entrar em diálogo com Ele pela oração, a dizer que temos a nossa "minha fé" (ou fezada) e depois queremos que de repente Ele nos resolva todos os problemas. Alguém disse que o tempo de Deus não é o nosso. Tenhamos muita fé, muita esperança e acreditemos que Deus quando chegar a hora agirá.
Ailime