terça-feira, janeiro 31, 2023

viver para amar e amar para viver.

Escrevo a olhar para o relógio porque tenho algo para depois. Esse algo que está sempre à minha frente, mas que eu carrego como uma sombra atrás. Um algo que fazer. Um algo que tratar. Um algo que nos aponta para algo a seguir, mas o tornamos um agora constante. Típico das sociedades e dos homens pós-modernos. Insatisfeitos e inseguros. 
Gostava muito de escrever coisas de padres sem medir as palavras, e usando-as sem uma moral ou um objectivo para evangelizar. Gostava de escrever coisas de padres com uma certa distância de o ser.
Gostava que um dia nós, os padres, fossemos tão comuns, que as nossas palavras fossem formas de viver uma vida de amor sem pensar. E que importasse pouco o ministério que temos. E que importasse ainda menos o que temos de fazer. Gostava de viver para amar e de amar para viver.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Como te amo, Senhor?"

5 comentários:

Anónimo disse...

Nossa gostei muito pela expressão, parece que realmente a alma fala através das palavras, creio que um dia tu terás um plena e valiosa liberdade ou melhor ja tem sim, em amar o próximo. Viver para amar nem tudo é possível. Somente as graças de DEUS.

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Um texto que me comoveu pela sinceridade das suas palavras, porque dá para entender que gosta de 'viver para amar e de amar para viver'. Só quem sente desta forma o diz assim de coração aberto.
Alime

Anónimo disse...

"Gostava que um dia nós, os padres, fossemos tão comuns, que as nossas palavras fossem formas de viver uma vida de amor sem pensar. E que importasse pouco o ministério que temos. E que importasse ainda menos o que temos de fazer. Gostava de viver para amar e de amar para viver". A maior parte dos padres já vive como se não fosse padre, usam o ministério para proveito próprio, sem pensar que o amor é doação, é serviço... se assim não for é melhor partir para outra. "Ser ou não ser, eis a questão"

Anónimo disse...

É amando que se vive, na vida eterna..

Anónimo disse...

...Amar para viver e viver para amar...como seria bom um mundo assim.
Mas ainda acredito que ainda há dias, momentos, pessoas...assim Deus nos ajude.
Bj