quinta-feira, novembro 24, 2022

A Igreja dos bonzinhos

A mãe do Carlitos não vai à missa porque, e repito palavras dela, só lá vão as beatas falsas. Como se aqueles que fazem parte das comunidades cristãs tivessem de ser impecáveis, perfeitos e santos. E como se o espelho da nossa fé tivesse de ser o outro. Uma fé em comparação com outras fés. A medida da fé não é a medida dos números nem das comparações. 
A mim já me cansa esta mania de criticar a Igreja como se nela só pudessem participar bonzinhos. Até nisso, caímos facilmente na tentação de criar elites. As pessoas da comunidade cristã não têm de ser boas. Só têm de estar a caminho de serem cada vez melhores. E podem ser más. Podem ser grandes pecadores. Todos são bem-vindos e cabem nas comunidades cristãs, tanto quanto no coração de Deus. 
Pensar uma Igreja pura, santa, imaculada, constituída apenas por bonzinhos, é uma utopia. Não existe. E ainda bem, porque assim se percebe que todos têm lugar no coração de Deus e que o Seu amor é gratuito, é um dom, não se dirige a elites.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Como se avalia um padre?"

5 comentários:

Anónimo disse...

A bem dizer, na minha Igreja so se aproveita o padre.

Anónimo disse...

Se se aproveita o Padre já é bom sinal, sempre vai catequisando as ovelhas. Ainda pode sair dali um bom rebanho. Heheheh!

Anónimo disse...

Eu acho que a Igreja deve ser sinal e testemunha de Cristo!
Mas tb concordo consigo, padre, pois a Igreja deve estar aberta a todas as pessoas.

JS disse...

Ó Confessionário, estarás a precisar de revisitar os Actos dos Apóstolos e as suas descrições da comunidade primitiva? Ou as cartas às Igrejas, no Apocalipse?

Ailime disse...

Boa noite Senhor Padre,
Pois, decerto, todos os que vamos à Igreja não somos santos.
Pretendemos, isso sim, melhorar as nossas atitudes, o nosso modo de viver, ao jeito de Jesus.
Deus tem um coração muito Grande onde cabemos todos e como Pai ama-nos a todos por igual.
Ailime