quinta-feira, maio 02, 2019

Rezar antes das refeições

Antes de cada refeição é meu costume rezar a pedir a Deus pelos que a proporcionaram e a pedir para que ela retempere as nossas forças. É um hábito que recebi em casa, da mão dos meus pais. Hábito que repito onde quer que esteja, em minha casa, em casa de algum paroquiano, no restaurante. Convido todos, mesmo os que não conheço muito bem ou com quem estou menos à vontade, a acompanhar-me. 
E assim, há dias, na casa de um dos meus paroquianos, numa festa de aniversário de um dos seus filhos mais pequenos, onde estavam mais uns quantos dos seus amiguinhos da mesma idade, formulei o mesmo convite e, antes que me persignasse e desse início à pequena oração, o pequenote que fazia anos disse, um pouco envaidecido, que costumava rezar todos os dias em casa antes de comer. Depois perguntou aos amigos se também rezavam em suas casas antes da comida. Nisto, um dos seus amiguinhos, com a maior das ingenuidades, respondeu que não. Que a sua mãe sabia cozinhar.

7 comentários:

Anónimo disse...

ai o que eu já me ri...

Anónimo disse...

Engraçado mesmo kkkkkkkk

Anónimo disse...

Fez-me lembrar aquela do missionário em África que, vendo-se ameaçado por um leão, gritou a Deus: "Senhor, dai sentimentos cristãos a esta criatura!" Conta-se que o leão de súbito ajoelhou e começou a rezar: "Abençoai, Senhor, o alimento que vou tomar..."

JS disse...

Deixo como sugestão o Deus-é-Bom saquetas, uma caixinha muito semelhante à de um famoso medicamento e que contém um conjunto de orações para as refeições. Surpreendentemente atraente e estimulante.

Confessionário disse...

JS, conheço essa caixinha. Começámos a usá-la na equipa de ENS de que sou assitente.
ahh e bemvindo. Engraçado porque ainda há uns dias me perguntava onde andaria o meu amigo JS com os seus comentários sempre relevantes!

Anónimo disse...


Perdeu-se o espírito de igualdade. Mesmo as crianças, sempre uma a querer ser melhor que a outra. Não sei onde este mundo irá parar, palavra que não sei.

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Devo confessar que não tenho esse hábito, mas que é essencial.
Sobre as crianças, na sua inocência são sempre surpreendentes.
Ailime