quarta-feira, agosto 04, 2021

Homens do caminho

Quem não caminha está parado. E quem está parado, fica-se. Não passa dali. Em contrapartida, quem não quer estagnar, não pode deixar de caminhar. Quem vive a caminhar, nunca tem o caminho feito. Tem sempre caminho para andar. E como todos somos seres inacabados, somos, por natureza, caminhantes. Ou deveríamos ser. 
Nós, os padres, somos caminhantes, tanto por natureza como por missão. Por natureza, porque somos iguais aos outros no caminhar. Na necessidade de fazer o caminho. Por missão, porque o Senhor nos convida a ajudar a caminhar, a auxiliar quem caminha. Não me refiro àquele tipo de caminhante que acha que deve ir à frente para ensinar o caminho. Pois ele também não sabe o caminho. Sabe que o caminho é Cristo. Mas não sabe como percorrê-lo sem o percorrer. Por isso ele tanto poderá ir à frente, como atrás, como simplesmente ao lado. O ir é já ajudar a caminhar. Se Jesus nos convidou a tomar o seu jugo, como quem carrega connosco a nossa vida, também quem continua a sua missão deve pegar na canga e carregar quem caminha ao seu lado. 
Nós, os padres, somos essencialmente, ou seja, por essência, homens do caminho. 
 
revisitar Lc 24 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "O António caído" ou "Padres que não sabem que caminham"

5 comentários:

Anónimo disse...

Voltando ao assunto; para fazer uma grande caminhada, só precisa de uma atitude dar o primeiro passo.

Anónimo disse...

Boa tarde Padre Confessionário. Não te imagino diferente de alguém que está sempre a caminho mas ao mesmo tempo alguém que está no que faz e faz o que deve. Lembras-me aquele ancião (o que não és porque te omagino ainda um menino) que esta a plantar uma árvore de frutas e é abordado por um jovem que lhe pergunta quantos anos esta árvore vai demorar a dar fruto ao que o ancião responde: mais ou menos 20 anos! E porque esse trabalho se sabes que não lhe vais comer o fruto? Resposta sábia: com a esperança de que quem o comer não seja como tu. Deus tem alegria contigo, Padre Confessionário, e eu também. Continua assim!

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Eu não tenho dúvidas de que é um pastor que caminha e cuida das suas ovelhas.
Continue assim, o seu caminho é o de Cristo.
Ailime

Anónimo disse...

Ó que profundidade, espiritualidade e abertura à verdade do caminho!
Todos caminhamos!

Anónimo disse...

O grande Agostinho dizia: diante de vós sou bispo, ao vosso lado sou cristão.

O padre tem de aceitar este duplo papel algo paradoxal: caminhar com os outros E caminhar à frente dos outros.