quarta-feira, maio 06, 2020

As igrejas vazias e fechadas

Sabemos que em todo o mundo, nestes tempos de crise, as igrejas estão vazias e fechadas. Podemos imaginá-las. Cheias de pó. Com cheiro a mofo das chuvas e do calor que se começa a sentir. A precisar de arejar. Sair das quatro paredes em que se seguram. Não é nada que não tivéssemos já imaginado. O vírus veio só apressar a imaginação. Aliás, em alguns países, isso já foi ocorrendo. Igrejas, seminários, mosteiros, casas paroquiais a esvaziarem-se. A perderem o nome. A silenciarem-se. 
Li há dias em Tomáš Halík que, quando a Igreja medieval fez um uso excessivo de proibições e sanções, levando a máquina eclesial a uma espécie de “greve geral”, sem celebrações e sacramentos, as pessoas começaram a procurar mais a relação pessoal com Deus, uma “fé nua”. Teve ali, de certo modo, o nascimento da mística espanhola, a quem muito devemos hoje na mística e na contemplação. 
Talvez tenhamos agora a oportunidade de encher as nossas igrejas vazias com as portas abertas a um modo de estar mais verdadeiro, mais interior. Mais silencioso e, ao mesmo tempo, mais vivo e verdadeiro. Talvez tenhamos agora a oportunidade de ir ao centro do Evangelho, fazer uma viagem ao interior da nossa fé despida, e revisitar a Igreja que está em todo o lado e é muito humana e doméstica. 

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Deus não quer a nossa religiosidade"

4 comentários:

Anónimo disse...

Com máscaras?!

Anónimo disse...

São precisos voluntários para limpar as Igrejas e repor a normalidade. Ainda bem que os Senhores Padres são os primeiros a dar o exemplo. O que tenho visto deixa-me muito entusiasmada. Cooperemos, uns com os outros, sempre unidos ao Senhor Nosso Deus.
Às vezes tenho uns feelings, de que Ele está por aí, pronto a dar uns puxões de orelhas a quem se porta menos bem, desejoso se restabelecer a ordem natural das coisas. 2000 e tal anos sem descer a Terra, às claras, é muita coisa. Haja alguém em quem confiemos!

Graças a si, Senhor Padre, por tornar as coisas sempre tão claras. Com o ar limpo, respira-se melhor.
.
Bem-Haja

Anónimo disse...

Estes tempos em casa têm sido uma muito boa oportunidade para me encontrar com Deus!
Obrigado, padre.

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Talvez este tempo de confinamento nos ajude a clarear ideias, a repensarmos a nossa relação com Deus, a querer reentrar numa igreja de portas abertas, arejada e sem cheiro a mofo.
Ailime