quarta-feira, outubro 10, 2018

Noite escura

Desengane-se quem pensa que o recolhimento de um retiro serve a necessidade de paz e tranquilidade. É isso que muitos de nós buscamos num retiro espiritual, num encontro de oração, numa celebração comunitária da fé. Desengane-se quem pensa que uma experiência de encontro com Deus nos traz a paz que ansiamos diariamente e que parece longe de alcançar nas correrias diárias da vida. Um verdadeiro encontro com Deus faz-nos encontrar connosco próprios, com a nossa essência e, portanto, com as nossas misérias, ansiedades, erros e pecados, o que S. João da Cruz chama de “noite escura”. 
O que pode fazer esse encontro com Deus é garantir que Deus nos ama. A experiência de encontro com Deus o que pode operar em nós é o sentirmo-nos amados por Deus. Quando alguém ama e se encontra com a pessoa amada, não deixa de ser quem é, não deixa as suas fragilidades de lado. Ama com tudo o que é. Mas é nesse amor que ganha as forças para viver.

4 comentários:

Anónimo disse...


Que concentração enorme no Eu e Deus... EU e o meu encontro com Ele são apenas o meio, para atingir a finalidade - os outros! É no relacionamento com os outros que se dão os maiores Encontros.

O recolhimento, a contemplação são necessários e proveitosos se nos guiarem a encontrá-Lo nas multidões.

Confessionário disse...

10 outubro, 2018 13:59
Exacto...
Mas também não se pode esquecer a famosa expressão: só dá de beber, quem tiver o copo cheio. É a intimidade com Deus que melhor nos potencia à comunhão com os outros.
Por esse mesmo motivo é que também já escrevi umas coisas sobre esse assunto... lol há que aguardar

Anónimo disse...


Escreveste? então desculpa, antecipei-me lol.

copo cheio,correcto. O perigo é tê-lo meio cheio.

bjito
SL

Zilda disse...

Amei o que descreveu, me lembrei de um filme baseado em fatos reais. "Resgate abaixo de zero". A que ponto Deus age entre os mens é os animais no mais singelos atos. O amor reina em tudo decorrer da narrativa, Quando a inteligência do cientista pela busca dos mistérios do universo. O Amor pela profissão de várias maneiras desde do motorista ao domador de cachorros. O jovem amando intensidade os animais. Ao acontecer o acidente e vendo ao aproximar as tempestades. Os animais que valeram na salvação de vidas. O abandono dos seus companheiros naquele lugar gelado. Mas as buscas de recursos eram em vão,o jovem não desistiu buço um refúgio pra pensar e imagens sempre a vir a perdurarem e o amor falava mais alto,...o amor de amigos,nos ofícios e o amor de uma família que Deus manifestou em uma criança o pai percebe e vai em busca de ajudar o amigo junto à outros Unidos. E finalizar ao amor de um jovem casal que estava sempre disposto um ao outro e encontrar os animais Percorrem por vários meios de transporte uma longa distância feito pelo Amor maior...Assistam e vejam as mais belas ações.