segunda-feira, setembro 24, 2018

Beatas, ratas de sacristia, ou santas

Há quem lhes chame beatas do padre, ratas de sacristia, e por aí fora. Nomes que se ouvem por todas as paróquias e que, às vezes, até a nós, padres, nos ocorre repetir. Mas são aquelas mulheres que sustentam a paróquia com a sua oração, todos os dias, à mesma hora, na Igreja. Guardam essa hora para estar com Ele e para rezar por todas as necessidades, por todos e toda a paróquia. São meia dúzia de senhoras com uma certa idade que quase nunca faltam a esse compromisso que assumiram diante de Deus e da comunidade. Se calhar nem sempre são pessoas que na vida diária têm as melhoras condutas. Apontam-lhes, com frequência, o dedo, como sendo pessoas que batem no peito ou colocam as mãos juntas para rezar, mas pouco fazem, de mãos abertas, para ajudar os outros. Não sei se isso é verdade ou não. Também me parece que esse tipo de juízo é demasiado exagerado. Não há ninguém perfeito. Mas uma coisa é certa: elas raramente falham ao compromisso de rezar pela comunidade toda. Por isso hoje queria dirigir-lhes o meu Bem hajam, e chamar-lhes de minhas santas, ou santas da minha comunidade cristã. Vós suportais, em muito, a nossa comunidade. Não há casa sem fundações. Não há árvore sem raízes. Não há intimidade com Deus sem oração. Não há Igreja sem oração. Não há comunidade cristã sem oração.

7 comentários:

Anónimo disse...

Pois é mesmo, é pena que poucos assim pensem.
bj

Anónimo disse...

Concordo contigo em tudo o que dizes, até mesmo quando lhes chamas de santas.

Anónimo disse...

" Não sei se isso é verdade ou não " Duvido que não saibas Pe.... Acredito que queiras acreditar que não! Mas és tu que as ouves em confissão. Haverá de todos os tipos.

A verdade é que são cada vez menos e provavelmente não serão substituídas nos mesmos moldes. Resta a esperança que sejam num moldes ainda melhores...

Zilda disse...

Não há devoção sem oração vice e versa. Aindagar bem que tem quem tempo pra orações no mundo de hoje sim são essas santas.

Anónimo disse...

bonita homenagem
ainda que eu também lhe chame esses nomes

Zilda disse...

Alimentando a fé os medos e os desdém morrem de fome. Que importa.

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
A oração pela comunidade é necessária e essas senhoras fazem-no com o coração.
Perfeito ninguém é.
Uma bela e merecida homenagem.
Ailime