sexta-feira, setembro 14, 2018

O senhor em frente

Em frente à mesa solitária onde me encontro a almoçar, está outra mesa solitária. A diferença está nos ocupantes. Numa estou eu, e na outra está um senhor que ainda não está gasto pela vida, mas a idade mostra no seu rosto os sulcos de muitas histórias. Acabámos comendo frente a frente, em mesas diferentes, sem dizer uma palavra, mas entreolhando-nos de vez em quando. Não parei de o observar como se fosse o meu pai que, nos seus oitenta e quatro anos, tivesse ido comer sozinho ao restaurante. Bem podia fazê-lo como aquele senhor, com uma certa serenidade, olhando fixamente o tempo, mastigando demoradamente, com um copo de vinho na mão. Sozinho. Muito sozinho. É para isto que a gente anseia viver muitos anos?

13 comentários:

Anónimo disse...


Há umas semanas atrás debatia-me com pensamentos sobre a solidão, na medida em que ela, a solidão, também faz parte da minha vida.

"Cada um fugirá, suportará ou amará a solidão na proporção exacta do valor da sua personalidade. Pois, na solidão, o indivíduo mesquinho sente toda a sua mesquinhez, o grande espírito, toda a sua grandeza; numa palavra: cada um sente o que é."

Arthur Schopenhauer

A solidão é difícil, principalmente quando não é opção nossa... Mas concordo plenamente com a frase que citei.

SL

Anónimo disse...

Uma boa recolhida nos pensamentos...Em colher um outro sozinho, mas perante Deus não estamos sozinhos. o sr não será um homem sozinho.

Zilda disse...

Quem tem um amigo mesmo que seja um só, não se importa onde se encontre, pode até morrer de saudade mas não estará só

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Um texto muito belo abordando um tema que me é muito caro.
No fundo é a solidão dos idosos, que me entristece e me deixa apreensiva tantas vezes...
Todos caminhamos nesse sentido e sabemos lá nós como irá ser!
Que seja como Deus quiser.
(Mas quem tem Deus no coração, nunca está só)!
Bom fim de semana.
Beijinhos,
Ailime

Anónimo disse...

li

Anónimo disse...

um bom texto para refletir

e que refleção..............

Anónimo disse...

...É para isso que a gente anseia viver muitos anos? Intrigante, tem pessoas que ama a solidão, nas outras serem demasiadamente.

Anónimo disse...

Curti.

Anónimo disse...

Os que gostam da solidão porém existe sim, algum sinal de descontentamento, mas outros encontram maneiras de preencher os dias.

Zilda disse...

A consciência é uma pequena lanterna que a solidão acende à noite.

Zilda disse...

A imaginação é nossa melhor amiga contra a solidão.

Anónimo disse...

O bom da vida não é só, viver e sim conviver com todos e com tudo.

Anónimo disse...

Solidão é um estado de espírito, podemos esta rodeados de pessoas que nos amam e mesmo assim sentir solidão. Sentir-se sozinho pode ser uma emoção saudável, a escolha de ficar sozinho durante um período de solitude pode ser enriquecedora.(VitóriaRégia)