sábado, maio 09, 2015

Clericalidade da Igreja

O padre disse isto. O padre fez aquilo. O padre quer assim. Falo da minha paróquia e penso no meu padre. E quando penso na igreja penso nos padres. E quando falo mal da igreja falo dos padres. E a Igreja deve mudar, isto é, os padres devem mudá-la. Ainda por cima são cada vez menos. E os padres pensam o mesmo. Os padres pensamos que pensamos diferente, mas ainda vemos a igreja a partir dos padres. Os padres pregamos a Igreja a dizer que somos todos, mas no subconsciente vivemos a igreja como se fossem os padres. Caímos no risco, e palermice, de olhar os outros fiéis a partir de nós. De lhes dar espaço, mas somos nós que o damos. De lhes conceder ministérios, mas à volta do nosso ministério. E, sem querer, caímos no poder de sermos condutores de uma barca que é de Jesus e que está cheia de imensas pessoas, das quais só um pequeníssimo número é padre. E às vezes até parece que indicamos o caminho, mas não caminhamos. Às vezes esquecemos que fazemos parte da igreja que é tão grande e nós somos tão pequeninos. E quem fala dos padres, pode falar dos bispos, e até do Papa. A cabeça da Igreja é Cristo, do qual todos nós somos corpo.

5 comentários:

Emmanuel disse...

O Papa (em especial o Papa Francisco ou o Papa Bento XVI ou o Papa São João Paulo II)...

alto aí e para o baile :)

Anónimo disse...

Os padres que conheci desde a infância vivem em um mundo surreal...
São paparicados e vivem rodeados de babás, principalmente esses padres famosos, acham que não podem se meter nos problemas dos paroquianos se envolver e deixam que a comunidade seja envolvida em intrigas e brigas onde muitos fies acabam se afastando das paróquias, uns procuram outras mas a maioria saem da religião católica. Acolhimento é tudo mas viver em comunidade está cada vez mais impossível! O dinheiro o status estão sobressaindo a palavra de Deus.
Os poprios padres andam se degladiando cada vez...
Por isso acredito que se os padres são pessoas fundamentais na igreja certamente eles poderiam organizar essa bagunça!

Anónimo disse...

Os Padres, dizem isto, dizem aquilo!
E nós os fiéis que dizemos?...
Todos podemos bater com a mão no peito!... Meia culpa, meia culpa...
Se Deus não nos visita com Seu Amor!
Espero que a Virgem de Fátima, hoje dia 13 de Maio, seja a nossa salvação!...

Anónimo disse...

Este assunto já discutimos um pouco aquando da sondagem que parece já não estar...
A mim parece-me que a Igreja, para ser verdadeira, tem de começar por aqui: desclericalizar-se! Não significa que devam acabar os padres: Precisamos deles. Não significa dar aos leigos o papel dos padres: nós não queremos ser padres.
Trata-se de ser Igreja todos juntos!

Anónimo disse...

"... desclericalizar-se! Não significa que devam acabar os padres: Precisamos deles. Não significa dar aos leigos o papel dos padres: nós não queremos ser padres.
Trata-se de ser Igreja todos juntos!"
BRAVO!!!
É isso mesmo.