terça-feira, dezembro 24, 2013

O Natal traz sentido às nossas vidas

A azáfama do meu Natal chegou com festas e missas nos lares, nas casas de alguns doentes, nas escolas, na catequese, em jantares dispersos por motivos variados. Chegou cheia de alegria, como é normal nesta época. Ainda não me cansei. Espero não me cansar porque o Natal não cansa. Nem aos padres que têm muitas missas para celebrar e muitas terras para calcorrear. O Natal é muito mais que as prendas, as luzes, os pinheiros iluminados, os presépios. Para mim o Natal chega a ser muito mais que os encontros, embora seja uma celebração do encontro de Deus com os homens. Infelizmente há muita gente que confunde o Natal com o homem das barbas brancas e com a consoada em família. Vou dizer-vos o que é para mim o verdadeiro Natal. Foi o que fiz com os idosos de um dos lares das minhas paróquias, onde o Natal pode ser uma época de maior dor, porque estão ou são abandonados, porque estão doentes ou sem forças, porque se recordam de forma profunda que a vida está a passar rápido e já lá vai mais um Natal. Comecei a homilia da missa que celebrei com eles a fazer perguntas, informando que quem acertasse ganhava um prémio, o prémio da descoberta. A primeira pergunta era sobre o motivo pelo qual existia o Natal, e lá foram respondendo, por entre os poucos dentitos e muitos sorrisos, e por mais ou menos estas palavras, que o Natal existia porque Deus tinha vindo ao mundo e tinha assumido a nossa humanidade. Estavam de Parabéns. Mas a segunda pergunta era mais difícil. Porque é que o Menino Deus tinha encarnado e se tinha feito homem. As respostas foram variando entre o porque nos amava ou o para nos salvar ou o para nos ensinar muitas coisas. Entretanto, no meio da barafunda que foi todos quererem dizer da sua sabedoria, alguém disse que tinha vindo ao mundo para nos mostrar como se deve viver. Obriguei-os de seguida a fazer silêncio e arregalaram os olhitos. De facto Deus veio ao mundo para nos mostrar o Sentido da Vida. Que esta tem sentido. Que esta é um dom maravilhoso de Deus. Que o Amor de Deus manifesto na sua humanidade, bem como todas as Suas expressões, mostram que vale a pena viver. Bateram palmas os meus amiguinhos. E terminei dizendo que não interessava se estávamos doentes ou a sofrer, por dentro ou por fora, porque o Natal reforçava em nós a certeza de que a vida é tão boa, e que podemos ser felizes mesmo que nos falte tudo ou muita coisa que gostaríamos de ter. O que nunca nos falta é este Deus que nasce para nós e para nos mostrar e garantir o Sentido da Vida! E vão mais palmas, porque estas coisas sabem melhor que qualquer rabanada ou bacalhau.
 
Aproveito para desejar a todos um Natal cheio desta certeza e um ano cheio do Deus que nos garante esta certeza!

12 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Padre
25 de Dezembro de 2005 - 25 de Dezembro de 2013
Parabéns por mais um aniversário!
Bem-haja pelo muito que partilhas, pelo muito que nos dás.
Um Natal cheio de Jesus!

LPS

Confessionário disse...

Há pouco dei por mim a pensar nos milhares de pessoas que fazem presépios em casa, que vivem a consoada e a troca de presentes, mas nem sequer vão visitar o Menino Jesus à Eucaristia. Já para não acrescentar que se lembrem ao menos Dele.
Não estou triste (muito pelo contrário, pois hoje è Natal), mas veio-me este pensamento que quis partilhar, pois é estranho como é que o Natal não chega verdadeiramente a muitas pessoas, embora julguem que estão a viver o Natal!
novos abraços a todos

Anónimo disse...

Bom Natal, amigo

Confessionário disse...

Obrigado, LPS, pela lembrança... Não recordava que já lá iam tantos anos!
8 anos

Anónimo disse...

"O Natal traz sentido às nossas vidas"?
Celebrar o Natal seria celebrar o encontro de Deus com o Homem.
De que forma?
Duvido desse encontro...
Nunca tive esse encontro.
Fui ao encontro d'Ele e ele não estava lá... Procurei-O no templo procurei-O no sacrário, nas palavras nas pessoas... Humildemente disponibilizei-lhe o meu coração, a minha vida ajoelhei-me e disse-Lhe que precisava d'Ele dentro de mim.
Ficou calado... eu calei-me também.
Queria tanto saber o que é o Amor o respeito o carinho a doçura a delicadeza...
Nunca lhe pedi dinheiro ou bens materiais e é exatamente o que lhe pedi que Ele sempre me negou.
Isto não faz sentido, e o problema sou eu.
A lareira está acesa, tenho lenha para queimar, mas tenho tanto frio, muito frio.
Isto não pode ser o Natal que eu tanto procurei em mim.

Anónimo disse...

anónimo 25 Dezembro, 2013 23:43

Procuraste-Lo em ti, ou andas à tua volta a ver se Ele faz o que tu não fazes?
O certo é que Ele não fala nem faz o que queremos; mas está lá!
Não leves a mal, mas cuido que tu não o procuraste para te encontrares com Ele, mas para Ele te fazer a tua vontade. talvez por isso não O ouças...

Anónimo disse...

ups, ia esquecendo: parabens C pelos 8 anos de vida.

Anónimo disse...

Mais do que parabéns, obrigada por ter criado este cantinho de aconchego. Mais do que palavras, aqui encontro sempre esta confortável sensação de estar acompanhada.

Que o Natal traga sentido às nossas vidas. Preciso tanto, quero tanto...

Maria Oliveira

Anónimo disse...

"Ele faz o que tu não fazes? O certo é que Ele não fala nem faz o que queremos; mas está lá!"
Será?
É um ponto de vista algo interessante.

Anónimo disse...

Boas festas para si, padre

Moçambicano disse...

Olá, Caro Amigo P.e Confessionário.
Olá a Tod@s que por aqui passam.

Espero que estejam Tod@s a ter um Natal "com Sentido" / "Consentido".

"De facto Deus veio ao mundo para nos mostrar o Sentido da Vida. Que esta tem sentido. Que esta é um dom maravilhoso de Deus. Que o Amor de Deus manifesto na sua humanidade, bem como todas as Suas expressões, mostram que vale a pena viver.".

Compreendo as palavras do/a Anónimo/a de "25 Dezembro, 2013 23:43".
Como Pessoa normal - e não "Super-Homem/Mulher" -, procurou-O onde seria normal para o "comum dos mortais".
Pelos vistos, nem no Templo encontrou "o Amor o respeito o carinho a doçura a delicadeza". Não disse que não estava disposto/a a dá-los. Disse que não os encontrou. Acredito.

Caro/a Amigo/a "Anónimo/a": Não desanime. Há uma "minoria abraâmica" (para usar uma expressão de D. Hélder Câmara) que procura o mesmo. Às vezes o difícil é encontrarmo-nos, no meio de uma "maioria" - até de "cristãos" -, onde impera a hipocrisia e a falsidade. Mas como tudo na Vida, há que arriscar, sofrer porventura muitas desilusões, e desfrutar as Relações Fraternas verdadeiras que tenhamos a sorte de encontrar.
Boa Sorte para a sua "Busca"!
Quero crer que vári@s Amig@s, que passam por este "Fórum", estão/irão "torcer" por Si.
Quanto a Deus, sou mais da "corrente" que pensa:
“A Deus nunca ninguém o viu. Se nos amamos uns aos outros (de verdade, não por bonitas palavras), Deus está em nós.” (1 Jo 4, 12).
E relembro as palavras do Papa Francisco: "É inútil perguntar a um ferido grave se tem o colesterol ou o açúcar altos. Devem curar-se as suas feridas. Depois podemos falar de tudo o resto. Curar as feridas, curar as feridas...".

Continuação de Uma Boa Quadra Natalícia, com um forte Abraço, para Tod@s.

Moçambicano

Moçambicano disse...

Embora atrasados, aqui vão os meus Parabéns! ao "Confessionário", pelos 8 anos de existência, e desejando que por muitos, muitos anos Tod@s Unid@s na Ruah acreditemos "que não interessa se estamos doentes ou a sofrer, por dentro ou por fora, porque o Natal reforça em nós a certeza de que a vida é tão boa, e que podemos ser felizes mesmo que nos falte tudo ou muita coisa que gostaríamos de ter. O que nunca nos falta é este Deus que nasce para nós e para nos mostrar e garantir o Sentido da Vida!".
Assim seja...

Outro forte Abraço.

Moçambicano