terça-feira, dezembro 17, 2013

O Papa que faz hoje anos

Hoje fala-se do Papa. Quer-se dizer, fala-se todos os dias do Papa Francisco e enchem-se as páginas dos jornais e das televisões. E não diria que é mau. Graças a Deus que ele tem proporcionado notícias positivas da Igreja aos escaparates das primeiras páginas de todo o mundo. Ainda há dias um entendido habitual das televisões, que é descrente e usa da palavra para fazer comentários abalizados, dizia positivamente que o "Papa devia dar uma lição de moral aos grandes patrões e banqueiros”. Infelizmente às vezes estas coisas não passam de modas. Mas enquanto durar que dure. Mas hoje fala-se do Papa Francisco porque faz setenta e sete anos. Poucos devem ter ficado indiferentes à notícia e feito caso da idade. Crentes e não crentes.
Ora aconteceu que, numa das minhas pequeninas comunidades, daquelas em que o comum dos participantes tem uma idade acima da mediana e uma cultura dita erudita abaixo da mesma, já quase no final da eucaristia, ali no após comunhão, um senhor de bom coração levantou-se sem ninguém esperar e começou a falar sozinho. Não fiz caso e fiquei na expectativa. Falou alto e bom som por estas ou por outras palavras semelhantes. Olhem, eu acho que nós devíamos dar uma salva de palmas ao nosso Papa que faz hoje anos. Não deram tempo sequer para me levantar e já toda a minha gente batia palmas. Acompanhei-os, levantei-me e convidei-os depois a rezarmos um Pai-nosso para que o Senhor Deus o continuasse a encher de graças e nos continuasse enchendo de graças a nós através dele. Toda a minha gente rezou com entusiasmo. E ainda antes que acabasse a missa eu já conversava comigo mesmo sobre estas coisas dos mediatismos do Papa, sobre o que as pessoas pensam dele e sobre o que os mais simples e comuns dos homens sentem em relação a este Papa que escolheu o nome que mais se lhe ajusta, Francisco. Por isso quero lá saber do que dizem as televisões ou os jornais. O que interessa mesmo é o que vou ouvindo às pessoas e o que vou sentindo no seu pulsar. Parabéns, amigo.

5 comentários:

Moçambicano disse...

Caro Amigo P.e Confessionário:

"O que interessa mesmo é o que vou ouvindo às pessoas e o que vou sentindo no seu pulsar."

Concordo plenamente. O Homem e a Mulher comuns, que lutam todos os dias por colocar pão na mesa para os Filhos, que sofrem por não poder apoiar mais os seus Idosos, que vêem o seu Futuro - e os das Gerações vindouras -, ameaçado por uma "Civilização" que vai no sentido da destruição da Terra, ... revêem-se, sentem-se Acolhidos, nas Palavras e nos ACTOS do Papa Francisco. Ele faz-lhes lembrar um pobre Galileu, que viveu há cerca de 2000 anos, "fazendo o BEM" - e que acabou ("aos olhos do mundo") numa Cruz.

Sim, digamos Muit@s: Parabéns, AMIGO!

Um forte Abraço para Tod@s.

Moçambicano

Anónimo disse...

Bom dia,
"Parabéns, amigo."
Gostei particularmente desta afirmação feita ontem, por esse AMIGO comum:
"Cada pessoa é assinatura do sobrenome de Deus. Há o nome de todos os nomes, Deus, e cada um de nós seria o seu sobrenome."
"O que interessa mesmo é o que vou ouvindo às pessoas e o que vou sentindo no seu pulsar."
Não me interessa tanto o que ouço das pessoas, mas sim o que sinto quando me detenho no olhar e no sorriso encantador daquele homem que escolheu o nome do Santo que tocou o meu coração, FRANCISCO.
PR

Imaculada Cintra disse...

Lindo texto... Ele veio trazer esperança a esse povo desacreditado, sofrido...Veio tirar as vendas, soltar as amarradas...Veio iluminar, não com sua luz, mas com a LUZ DE CRISTO... É um instrumento!! Louvado seja Deus pelo dom de sua vida!!
Imaculada Cintra - Catequista - Franca, interior de São Paulo - Brasil...

Cisfranco disse...

Parabéns a esse sr idoso da sua comunidade que não sei onde é, mas que gostava de saber. ParabÉns também para si pela forma como reagiu (se fossem alguns que eu conheço era falta de repeito) e como apresnta as questões.
BOAS FESTAS.

Anónimo disse...

este Papa é fixe!