quarta-feira, dezembro 11, 2013

Apartes de Maria

Chamou-me à parte, bem à parte. São assuntos à parte, e não queria pensar que estava a pecar por pensar neles. Tire-me uma dúvida, senhor padre. Então Maria nasceu Imaculada? Sentei-me a seu lado, para sentar igualmente os pensamentos. É um assunto mesmo à parte. Que eu pouco considero. Gosto de dar a Maria o atributo de Imaculada, como o dogma o assinala. Mas não me assusta que ela não fosse assim tão imaculada, pois que Deus não escolhe os perfeitos, os sem pecado. No entanto aceito o dogma. Afinal ela foi a mãe do salvador. Mas quando a interessada da senhora Carla me fez a pergunta, e ainda por cima, uma pergunta que claramente a afrontava, fiquei dominado nos meus apartes. E continuou. Para que precisávamos que ela fosse imaculada? Quanto à sua virgindade, até consigo compreender. Mas para que é que ela havia de ter sido concebida sem a mancha do pecado original. É só uma questão teológica, não é? Admirei-me da cultura religiosa da senhora Carla. E porque concordava com ela, pese embora o risco de contrariar a noção do dogma, eu disse-lhe. Não se preocupe com isso, senhora Carla. A mim também não me preocupa. Que ela foi escolhida, foi. Que ela é a mãe do Salvador, é. Que ela é especial, é. Que ela é dos primeiros modelos de fé, é. Que ela toca profundamente cada crente, toca. Mas não me preocupa se é imaculada ou não. Ficámos ambos sossegados. Mas agora, ao escrever, sinto que algo me perturba diante do magistério e tradição da Igreja.

28 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo do seu texto.
CG

Anónimo disse...

Não se preocupe com isso, senhora Carla. A mim também não me preocupa. Que ela foi escolhida, foi. Que ela é a mãe do Salvador, é. Que ela é especial, é. Que ela é dos primeiros modelos de fé, é. Que ela toca profundamente cada crente, toca. Mas não me preocupa se é imaculada ou não.
Resposta típica, onde é que eu já ouvi uma resposta semelhante? AH! Já me lembro foi quando a propósito das questões para o sínodo da família, organizei um encontro com os pais dos jovens que estão comigo e o transmiti ao nosso pároco, "Está bem mas... não perca tempo com essas coisas... não vai mudar nada e as pessoas não estão habituadas..."
Senti uma enorme revolta.
"algo me perturba diante do magistério e tradição da Igreja." desculpe a ousadia mas deveria inquieta-lo muito mais diante das pessoas.
Desculpe a frontalidade.

Ana Melo disse...

Amei.
Se Deus “abre mares” por pecadores. Se Deus se mostra nos que nascem de novo. Se Deus nos indica e nos quer, em caminhos novos de Amor. Para que lhe “servia” alguém imaculado!!

Também para mim, Maria é modelo de fé.

Este dogma! Não é de hoje!! Também sempre me perturbou.

JS disse...

Perturbado?...

É preciso lembrar a hierarquia das verdades de fé. Mesmo dentro do conjunto dos dogmas marianos.

É preciso lembrar as discussões, durante séculos, sobre esta questão, nomeadamente entre fransciscanos e dominicanos.

É preciso lembrar as reservas colocadas pelas igrejas-irmãs protestante e ortodoxa, na hora da aprovação do dogma.

É preciso lembrar a doutrina de Santo Agostinho sobre o pecado original, que está na origem do dogma.

É preciso lembrar os princípios doutrinais do sacramento do Baptismo, pelo qual nos tornamos imaculados.

É preciso lembrar que a questão não é: "não me assusta que ela não fosse assim tão imaculada", mas sim: "maravilha-me que ela possa ser assim tão imaculada"; o que remete para o excesso do dom de Deus.

Anónimo disse...

Lá está, querem encaixar o incompreensível no humanamente possível e racional. A fé é crer, mas não afronta a inteligência, no entanto a suposta inteligência pode “macular” a fé!

Débora Fernandes disse...

Querido, abençoado filho predileto da Imaculada, assim como Srª Carla antes de me tornar através do TRATADO uma ESCRAVA PERPÉTUA da MÃE IMACULADA um dia eu também me fiz esse questionamento. Antes de falarmos sobre o DOGMA é preciso olharmos como se deu o fundamento da nossa SANTA IGREJA, como o ESPÍRITO SANTO de DEUS guiou a PEDRO, como por conseguinte vem acontecendo com quem ocupa sua cátedra. Por mais que o inimigo de DEUS tentou para que a declaração do DOGMA não acontece,visto que seria novamente esmagado na cabeça, contra os planos de DEUS NADA E NINGUÉM pode....Uma arma poderosa DEUS envia dos céus para que essa batalha fosse vencida o OFÍCIO IMACULADO DE NOSSA SENHORA que pode ser usada contra tantas outras batalhas que viemos travando a cada dia em nossa caminhada. Faço um convite a todos vamos reza-lo ou canta-lo todos os dias em oferecimento a nossa SANTA IGREJA, os consagrados (os prediletos- os padres), o SANTO PAPA e todos nós leigos? Aprendamos com o silencio da MÃE IMACULADA que não se cansa de interceder por todos nós e que sua maternal proteção esteja sempre conosco. Abraço Fraterno

Anónimo disse...

Também acho que a Questão não é: "não me assusta que ela não fosse assim tão imaculada", mas sim: "maravilha-me que ela possa ser assim tão imaculada" o que remete para o excesso do dom de Deus.

Confessionário disse...

Deixem-me fazer uma pergunta que não tem a ver com nada: alguém, ao abrir este espaço, está a receber outras páginas (spam ou do genero)?

Obrigado

Ferreira Carvalho disse...

Não, agora não.

Moçambicano disse...

Olá, Caro Amigo P.e Confessionário.
Olá a Tod@s.

1. Não, não estou (felizmente) a receber Spam.

2. Quanto à questão de Maria:

"Que ela foi "escolhida", foi. Que ela é a mãe do Salvador, é. Que ela é especial, é. Que ela é dos primeiros modelos de fé, é. Que ela toca profundamente cada crente, toca. Mas não me preocupa se é imaculada ou não."

A mim também não me preocupa muito. Coloquei o "escolhida" entre "aspas" porque a Escolha implica sempre um Convite de Deus e um SIM nosso. E Maria - e José, seu prometido Esposo -, disseram ambos, cada um a seu modo, SIM.
E foi nesta Família que que o Homem Jesus "cresceu em estatura, graça e sabedoria", numa preparação para a Sua progressiva(auto)descoberta como FILHO muito amado d'o Deus PAI (e não o deus "justiceiro" do AT).

Termina o nosso Amigo P.e Confessionário: "(...) sinto que algo me perturba diante do magistério e tradição da Igreja."
Pois... é "o magistério e a tradição" esquecem muitas vezes (e frequentemente com uma grande hipocrisia) que "(...) Deus não escolhe os perfeitos, os sem pecado."
E que Jesus não veio para os "sãos", mas para os "doentes".
Esquece as Parábolas dos "Perdidos e Achados" - a Ovelha perdida, a Dracma perdida, o Filho Pródigo.
Esquece que "(...) há no Céu mais alegria por UM Pecador que se arrependa (face ao AMOR de Deus), do que por uma multidão de "Santos"".

3. E já que falamos de "tradição e magistério" - e da forma como alguma da "Igreja-Instituição" teima em tratar @s Fiéis como "criancinhas analfabetas", mal-grado as advertências do II.º Concílio do Vaticano -,e porque, como diz o Povo, "não há fumo sem fogo", não posso deixar de expressar a minha revolta por todos os ("altos" ou "baixos") Responsáveis da Igreja que vêm o Papa Francisco como um Perigoso Anarquista, que está a colocar em xeque o futuro da Instituição.

4. Neste sentido, convido, desde já, @s Amig@s que por aqui passam a ler o Artigo "Um de Nós", na insuspeita revista missionária "Além-Mar", dos Combonianos, deste mês de Dezembro.

5. E espero sinceramente que sejam apenas "boatos" aquilo que o Jornalista Jesus Bastante (católico praticante) denuncia no Blog "Periodista Digital". Peço desculpa de ser em Espanhol, mas a leitura não é assim tão difícil.
Pela extensão do Artigo, terá de ser em "fatias".

" Los "enemigos alemanes" del papa Francisco

"Müller y Gaënswein se oponen a Bergoglio; Marx y Kasper le defienden, según la prensa alemana.
La comunión de los divorciados vueltos a casar, primera causa de enfrentamiento concreto."

Jesús Bastante, 13 de diciembre de 2013

Algo se mueve en Alemania. La tierra que vio nacer a Lutero y a Ratzinger, donde se trazaron las dos grandes líneas maestras de la teología conciliar (Tubinga y Ratisbona), vuelve a presentarse hoy como ejemplo de las dos "almas" de la Iglesia católica: la reformista y la conservadora. Hoy, cuando se cumplen nueve meses del pontificado de Francisco, precisamente voces alemanas las que ejemplifican la discusión, el debate (y quién sabe si un posible cisma aletargado) en la Santa Sede.

El acceso a la comunión de los divorciados vueltos a casar ha sido la chispa que ha encendido la mecha del debate, que la prensa alemana ha analizado con crudeza. "El mundo lo ama, pero..." titula el prestigioso Die Zeit, que pone nombres y apellidos tanto a los antagonistas como a los paladines del Papa Bergoglio en la Iglesia del gigante centroeuropeo. A un lado del campo de batalla, el secretario personal de Joseph Ratzinger, Georg Gaënswein, y el prefecto de Doctrina de la Fe, Gerhard Müller, ambos criados en el espíritu de Tubinga (y del papa emérito); al otro, los reformadores cardenales Reinhard Marx (uno de los miembros del "G-8" cardenalicio), y Walter Kasper.

Moçambicano disse...

Continuando com o Artigo de Jesus Bastante:

"Los "enemigos" de Francisco son pocos, pero influyentes. Se ven en la Curia, entre los antiguos colaboradores de Ratzinger y entre los que temen que una Iglesia más abierta y dialogante acabe con las estructuras de poder, y con la visión misma de la institución como una entidad mística y divina (y, por lo tanto, inatacable). "Un poderoso clan de cardenales -cuenta Die Zeit- para quienes el argentino, con su espontáneo entusiasmo, modestia, informalidad y, sobre todo, su decidido ánimo reformista, se ha convertido en una amenaza a su tradición de poderío".

El mundo ama al Papa, pero... ¿y en el interior de la Iglesia? La oposición silenciosa a Bergoglio, como se ha resaltado, cada vez lo es menos, y algunos ya hablan de un cisma encubierto, que podría plasmarse si se abre la puerta a los divorciados vueltos a casar, cuestión que no debería resultar tan relevante en un mundo en el que la doctrina tiene que estar sometida al mandato del amor y de la misericordia, como apunta el propio Francisco. Francisco es visto por este grupo como un "latino irresponsable que ha llegado y se ha atrevido a desafiar y a desordenar la estructura milenaria de la Iglesia"

Tanto Müller como Gänswein, explica el semanario alemán, han labrado su profusa biografía eclesiástica en el poderoso y milenario "semillero", o más bien "criadero", teológico del arzobispado de Ratisbona, desde donde se han dictado dogma y doctrina católica desde el año 1108, y se ha decidido el curso de la Iglesia, casi tanto o más que en el propio Vaticano.

Es el mismo semillero de donde provino el papa emérito Jo-seph Ratzinger, quien en octubre del 2012, cuatro meses antes de renunciar, elevó a su discípulo, el cardenal, Gerhard Ludwig Müller, exobispo de Ratisbona, al cargo de prefecto de la Congregación para la Doctrina de la Fe, la segunda posición con más rango y poder en el Vaticano, -después de la del pontífice-, cuya función es análoga y, de hecho, sucesora de lo que fue el Tribunal de la Inquisición. Si damos por bueno que, como se ha dicho, el hoy emérito pensó en su renuncia ya en marzo de 2012, tras su viaje a México, el nombramiento de Müller podría suponer un intento por perpetuar un modelo de control doctrinal.

(continua)

Moçambicano disse...

Continuação (II) do Artigo de Jesus Bastante:

Die Zeit sitúa a Gerhard Ludwig Müller, de 64 años, como principal antagonista de Francisco, y analiza las posiciones eclesiásticas de uno y otro, si bien colocándolos en posturas absolutamente encontradas que probablemente merecerían una consideración más moderada. Éstas son algunas de ellas:

"Mientras Francisco está decidido a trabajar por una Iglesia modesta y misericordiosa, Müller lidera el grupo de cardenales para quienes el poder y la riqueza de la Iglesia son materias indiscutibles. Mientras Francisco llegó decidido a buscar y encontrar aliados, también entre los contrarios, como es el caso de su acercamiento a los protestantes, el cardenal Müller ve en ellos a grandes enemigos, de los que la Iglesia está obligada a protegerse".
"Mientras Francisco tiende su mano a los católicos descarriados, como por ejemplo a los divorciados, Müller cierra el diálogo con ellos e insiste con puño de acero en seguir prohibiéndoles la comunión y un lugar en la Iglesia".
"Mientras Francisco aparta a los fieles de obispos despilfarradores y vanidosos como el extitular del obispado de Limburg, Tebarz van Elst, el cardenal Müller abiertamente lo protege, le busca aliados en Ratisbona e insiste en que debe regresar a su cargo y posición".
"Mientras la visión de la Iglesia de Francisco se basa en que los creyentes y sus necesidades deben ser tenidos en cuenta a la hora de decidir las normas, para Müller es la Iglesia quien rige sobre el mundo católico y es ella quien impone a sus fieles lo que está bien y lo que está mal".
"Mientras Francisco está decidido a encontrar y señalar a los pecadores en el mismo Vaticano, Müller se aferra persistentemente a su necesidad de que sea su tribunal quien administre las condenas".
"Mientras la materia prima del apostolado de Francisco es reimplantar la misericordia como distintivo católico, el capital del Müller es propagar y administrar el miedo católico, materia prima de lo que ha sido desde tiempos inmemoriales la función de los temidos guardianes de la fe".

El otro "enemigo alemán" de Bergoglio está muy cerca de él. Se trata del prefecto de la Casa pontificia, y secretario personal de Ratzinger, Georg Gänswein. En recientes declaraciones, "Il Bello Giorgio", mostraba cómo le costó asumir la renuncia de Benedicto XVI y cómo algunas de las primeras decisiones de su sucesor, como dejar el Palacio Apostólico y vivir en Santa Marta, suponían una afrenta contra su maestro Ratzinger.

"¿Es que acaso el papa anterior y los anteriores papas no eran ni vivían modestamente?", declaró Gänswein, quien sintió la marcha del papa emérito como "una amputación". El informe de Die Zeit, cita a Gänswein con declaraciones sobre el pontificado de Francisco de un talante altamente irónico y amargado.

"Lo que estoy haciendo es esperar a que llegue cada día para enterarme de qué será hoy diferente de como ha sido siempre". Y no hay duda de que Francisco está dando muchos ejemplos de que su pontificado es y será diferente de lo que ha sido siempre.".

Quero pensar, como disse no início, que são apenas "boatos".
Mas, para todos os efeitos, lembrem-se do dia: 13 (sexta-feira) de Dezembro de 2013.

MUITO OBRIGADO ao Caro Amigo P.e Confessionário, por este Espaço de Fé em Liberdade.

E MUITO OBRIGADO a Tod@s Vós, pela Vossa paciência.

Um forte Abraço a Tod@s.

Moçambicano

Anónimo disse...

Boa noite.
Sim Padre e isso tem a ver com o programa do Bravenet da sondagens abre spam sim...

Anónimo disse...

Sim, Padre, aconteceu-me agora mesmo! Desejo-lhe um feliz advento.

Anónimo disse...

quanto à S/ ultima pergunta, Confessionário, e no meu caso, ao abrir esta pag realmente aparece uma outra de spam ou género..que tb desaparece automáticamente

Anónimo disse...

Sobre a SSª Virgem Maria:

É a criatura mais SANTA, mais PURA, de coração CRISTALINO, IMACULADO, como NÃO HÁ PARECIDO entre as crianças de DEUS, NEM HAVERÁ JAMAIS... É a delícia de DEUS...

Anónimo disse...

Boa tarde,
"alguém, ao abrir este espaço, está a receber outras páginas (spam ou do genero)?"
Sim

Anónimo disse...

Sim eu recebi uma pagina de spam. Fechei e abri outra vezo blogue, até pensei que o problema era meu....

Dulce

Anónimo disse...

Meu Deus e Pai como é possivel que os teus filhos prefiram continuar enganados em vez de aceitarem a verdade?
Padre creio plenamente que o Espirito Santo se esta a revelar a si de foram muito especial, aproveite a oportunidade...

Anónimo disse...

Debora onde foi buscar todas as coisas que escreveu?? Nada faz sentido...

Confessionário disse...

Pois, o problema é que eu nao sei retirar isso. Ainda agora me apareceu dizendo que era o vencedor de qualquer coisa. Alguém me sabe dizer como fazer?!

Débora Fernandes disse...

Paz e bem querido irmão "anônimo" poderia lhe explicar o meu comentário, porem prefiro que você busque entende-lo através de " O TRATADO- A VERDADEIRA DEVOÇÃO A VIRGEM SANTÍSSIMA" de São Luis. É uma pedra preciossisima que nos ensina como viver cada momento em MARIA, para MARIA e com MARIA. Então procure conhecer o livro e não tenha medo e buscar uma maior intimidade com essa NOSSA MÃEZINHA e ELA própria te levara a compreender o comentário. Só uma dica: Para entender ou tentar entender em parte (só DEUS sabe TUDO!)as coisas do CÉU é necessário saber ler entre as linhas e observar os pequenos sinais que DEUS vai colocando em nosso caminho.... Que o ESPIRITO SANTO nos ilumine em nossa caminhada nos fortalecendo com os dons celestes.
Abraço Fraterno

Confessionário disse...

acho que ja acertei com o problema. Seria mesmo a Bravenet da sondagem, pois retirei-a e agora já nao me deu mais. Alguém quer confirmar o mesmo?
obrigada

Moçambicano disse...

Olá, Caro Amigo P.e Confessionário.
Olá a Tod@s.

Continuo (felizmente) sem receber "Spam".

Desejo a Tod@s um Bom Fim de Semana de PREPARAÇÃO para a Vinda do Deus-Menino (o Deus Amor Omnipotente que se fez "um de nós").

Um forte Abraço para Tod@s.

Moçambicano

Moçambicano disse...

Que dentro das nossas fragilidades procuremos um pouco aproximar-nos do Presépio que Francisco, o de Assis, fez em Greccio (Itália), em 1223.

"Francisco foi ter com um senhor da aldeia de Greccio, no vale de Rieti, a quem manifestou o desejo de celebrar a noite de Natal com grande solenidade, pedindo-lhe para preparar tudo o que pudesse dar uma ideia do nasci­mento de Jesus em Belém. E acrescentou: «Quereria vê-lo com estes meus olhos, exactamente como ele esteve no presépio, deitado a dormir sobre a palha duma manjedoura, entre um boi e um jumento».

"Pediu também ao proprietário de Greccio que convidasse para a solenidade toda a gente da povoação e dos arredores. Foram muitos os que aceitaram o convite e vieram, armados de archotes, tomar parte na festividade onde não faltava Fervor, Alegria e Luz exterior e inte­rior."

"O Natal de Greccio foi portanto acontecimento único. Nem presépio vivo, teatral, como na Idade Média, nem presépio de bonecada como agora apa­rece em igrejas e casas de famílias piedosas. O pre­sépio de S. Francisco reduzia-se ao que ele havia muito tempo trazia no coração: celebrar de forma visível e impressionante a humildade do nascimento do Filho de Deus, o mistério da Encarnação. E para esse homem de Deus, cujo sonho era viver a pobreza de Jesus, contemplar a pobreza dum presépio ou curral de gado equivalia a contemplar o próprio Menino de Belém. É preciso nunca esquecer o por­menor: a manjedoura do curral de Greccio só tinha a palha que serviria de alimento aos animais. Não havia personagens vivas a representar Maria nem José, nem qualquer Menino de carne nem de barro. Nunca houve antes nem haverá jamais outro presé­pio como o de Greccio, feito apenas de Desejo e de Adoração interior."

"(...) o Pobrezinho adorava a presença real de Jesus enquanto contemplava a manjedoura vazia e pobre. Vazia? Houve quem dissesse que não, que terá visto perfeitamente uma criancinha deitada na palha, e Francisco a olhar para ela enquanto derramava lágrimas de alegria... E que no fim da missa se terá inclinado sobre a manjedoura, que o Menino acor­dou e começou a sorrir, enquanto Francisco o tomava nos braços e cobria de beijos..."

In
http://www.franciscanosconventuais.com/espiritualidade/56-espiritualidade/143-s-francisco-e-o-presepio

Outro Forte Abraço.

Moçambicano

Cisfranco disse...

Caro padre, parabéns pela coragem e sinceridade como expõe as suas dúvidas.
Mas afinal por que é que era necessária a proclamação deste dogma? Foi a mãe de Jesus que o acompanhou até à morte e fez parte do grupo dos que O viram depois de ter sido sepultado. Foi a mãe do grupo da Igreja nascente. Isso é o mais importante. A mim o que me faz confusão é como a Igreja faz de Maria uma figura de proa que parece que ofusca a figura de Jesus. Para quê proclamar esses dogmas? Os cristãos acreditam que Crito saiu do sepulcro? Então o que é que presisam mais?

Anónimo disse...

Bom dia, Padre, aconteceu-me agora mesmo por duas vezes seguidas, receber mensagem a dizer que ganhei algo. Feliz época natalícia e um ano pleno das Bênçãos de Deus.

Confessionário disse...

Alguém me informou que se tratava de um problema do Bravenet... mas já retirei e continuou a dar o mesmo erro... alguém me consegue auxiliar?