quarta-feira, março 13, 2024

O futuro da Igreja ou a Igreja do futuro

A Idade Média garantiu à Igreja um lugar na sociedade. A sociedade tornou-se cristã, sobretudo no Ocidente. Nascíamos praticamente cristãos. A fé não se questionava. A fé confundia-se com religiosidade. A religiosidade confundia-se com a cultura e, muitas vezes, com o poder temporal. Estamos, porém, numa época de mudança na Igreja. Estamos num tempo novo. Estamos, de certo modo, num tempo pós-cristão. Agora temos de anunciar o Evangelho a uma sociedade que já foi cristã, mas quis deixar de ser, e isso é novo. O primeiro anúncio era realizado junto de pessoas que não tinham ouvido falar do Senhor e agora é realizado junto de pessoas que se fartaram de ouvir falar dele ou que se fartaram de quem falava dele. 
Precisamos voltar ao início do cristianismo, recordando a razão do aumento exponencial do cristianismo. É a experiência do ressuscitado que tem de voltar aos nossos corações. É o testemunho dessa experiência que muda as vidas e os corações. O futuro passará por comunidades mais simples, mais pequenas provavelmente, ainda que em territórios grandes, mas numa organização mais aberta e participativa, mais vivas, coerentes e verdadeiras, mais capazes de testemunhar e ser exemplo, não tanto para a sociedade, mas nela. Serão sobretudo as relações inter-pessoais, familiares e afectivas, os instrumentos privilegiados da futura evangelização. Será necessário recuperar a vida normal como o espaço onde os cristãos dão testemunho de fé. A estrutura eclesiástica terá de assumir novos enquadramentos na sociedade e a sua organização eclesial terá de se assumir como um “nós eclesial”, deixando de lado "hierarquologias" instaladas. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "As paróquias que estão a morrer"

5 comentários:

Anónimo disse...

O futuro à DEUS pertence ao modo de cada um viver a igreja, e outro futuro estará nas mãos dos homens de vontade.

Anónimo disse...

Em minha opinião, o futuro da Igreja passa muito pelo turismo religioso. A Igreja tem de se abrir mais a sociedade, ser vida e cultura.

Anónimo disse...

Igreja
" templos??? Agora é o momento certo na vida de cada um agir com suas próprias forças, pra acionar a misericórdia de Deus, agindo na profunda fé cristã, sendo torre de sustentação para o futuro próximo.

Ailime disse...

Boa noite Senhor Padre,
Não querendo ser pessimista, mas o mundo e as pessoas em geral mudaram tanto, que será difícil as Igrejas voltarem a encher-se de cristãos convictos de professar a fé cristã.
Muito haveria a mudar. Começando com o exemplo das famílias, estendendo-se à Igreja numa nova forma de acolher e anunciar o Evangelho.
Ailime

JS disse...

Concretizando no caminho sinodal que estamos a percorrer:
"Como ser Igreja sinodal em missão?" A Igreja do futuro e com futuro está dependente da resposta que se conseguir dar a esta questão. O Papa propõe 10 grandes áreas de estudo que são sentidas como interrogações do Espírito â Igreja e que fundamentarão a evolução e as mudanças a assumir. Vamos ao trabalho!