Numa troca de palavras com uma dezena de paroquianos, uma senhora, ao falar de um colega padre que fora o pároco deles há umas dezenas de anos, usou o termo “o nosso senhor padre antigo”. Olhei para ela com admiração e manifestei-lhe a minha alegria por ouvir falar do meu colega com esta designação, como se algo dele ainda restasse e quedasse neles. Como se ainda lhes pertencesse pelo bem que lhes fez.
As pessoas que passam nas nossas vidas e nos deixam marcas são sempre um pedaço de nós e em nós permanecem desse modo. Por isso aquele meu colega ainda era um senhor padre deles, ainda que mais antigo do que o que aquele que tinham agora à frente dos rumos da paróquia. Foi muito bom ouvir aquelas palavras.
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "O padre que decidira deixar a comunidade sem padre"
3 comentários:
Boa tarde Senhor Padre,
Os padres que vão passando pelas nossas paróquias, deixam sempre , uns mais que outros, uma certa saudade, que nos marca para sempre. São aspetos das suas personalidases, da forma como anunciam Cristo, o modo como contactam com os fiéis, enfim, a maioria deixa sempre boa semente.
Ailime
que bonito, padre
São cada vez mais raros, infelizmente. Lembra aquela imagem do filósofo que à luz do dia saía com uma lanterna acesa e ao ser interrogado porquê, respondia:" procuro homens!" Hoje, com uma lanterna à luz do dia, procuram-se padres...autênticos. Mas ainda há... poucos mas bons!
Enviar um comentário