quinta-feira, janeiro 23, 2020

A sociedade irritada III

Na sociedade em que vivemos proclama-se a liberdade como a máxima das máximas. Liberdade de expressão. Liberdade de entendimento. Liberdade religiosa. Liberdade sexual. Liberdade de tudo. Mesmo que, mais do que nunca, as pessoas estejam presas em si mesmas. Amarradas a estereótipos de moda. A minorias e discursos de identidades minoritárias. É uma sociedade homogénea, cada vez mais heterogénea. Ou heterogénea cada vez mais homogénea. Uma sociedade onde tudo é possível, mas onde nada é possível. Onde tudo se aceita, mas nada se aceita. Uma sociedade que propõe e quer aceitar a diferença. Mas que nunca foi tão indiferente. 

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "A sociedade irritada I" e "A sociedade irritada II"

5 comentários:

Anónimo disse...

Nitidamente pura verdade, os valores do mundo de hoje anda sim todo confuso.Senhor da Glória. Que tenha piedade de nós e do mundo inteiro.

Ailime disse...

Bom dia Sr. Padre,
Magnífica análise da sociedade atual em que acrescentaria se me permite: indiferente cada vez mais, egocêntrica, com falta de civismo e educação e com os valores cada vez mais diminutos.
Ailime

Cisfranco disse...

Não sei quem foi que disse :"homem conhece-te a ti próprio". É o que falta aos homens de hoje. Conhecem muita coisa, sabem muito de muita coisa, têm muitas coisas que os distraem, mas não se conhecem a si próprios. Somos consumidores muitas vezes sem as ferramentas pessoais para poder dizer não. É por isso que a formação/educação dos jovens e ao longo da vida é tão importante...

Cursilhista disse...

A sociedade de hoje não sabe viver nem conviver, a prova é que os laços Familiares estão a desaparecer, o abandono dos filhos por parte dos Pais, e o abandono dos Pais por parte dos Filhos, é o dia a dia. Jesus disse amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguem se lembra ou não quer lembrar que jesus se deixou matar para nossa Salvação, por isso reconheção que só perdoando, amando, levando a palavra do Senhor a quem precisa, dando de comer a quem tem fome de vestir a quem está necessitando, visitando os enfermos e os reclusos, poderemos obter a salvação. O ser humano nada sabe se não seguir estas regras, e que DEUS os perdoe.

Anónimo disse...

A falta de "Liberdade" de que gozávamos há uns anos para atrás, tem feito toda a diferença, quer na maneira como agimos, como tratamos os outros, como aceitamos o dia a dia, e tantas tantas outras coisas.
Como em tudo, o que é demais só prejudica.
óptima análise.
Bj