domingo, janeiro 13, 2019

Deus não nos resolve a vida

Padre, eu bem peço a Deus e Ele não me ouve. Padre, eu bem procuro, mas não consigo encontrar. Padre, onde está Deus, que eu não o vejo? Como posso ver Deus no meu cancro? Onde é que posso ver Deus no abandono do meu marido? Onde é que posso ver Deus na minha vizinha que está sempre a criticar-me nas costas sem que lhe tenha feito mal? Onde está Deus naquela criança que faleceu ontem, como disse a televisão, porque caiu não sei de que andar do apartamento onde vivia? Deus deve andar muito distraído, padre. 
A senhora chorava. Chorava compulsivamente. As palavras saiam da sua boca tão depressa e tão intensas como as lágrimas saíam dos seus olhos. Ela pretendia que Deus lhe resolvesse a vida, lhe resolvesse os problemas, lhe resolvesse o que não entendia, o que lhe escapava, o que não queria, o que a fazia sofrer. Mas Deus não nos resolve assim a vida. Ele dá-nos as ferramentas para nós a resolvermos. Quem tem de incorporar e reaprender a dor, a doença, o sofrimento, as relações, enfim, a vida, somos nós… com a Sua ajuda, com a Sua preciosa presença, com a Sua tão grande força. Assim começou nossa conversa. Tinha vontade de dizer que foi assim que terminou. Mas não. Foi assim que começou…

4 comentários:

Anónimo disse...

muito dificil responder numa situação destas.........

Anónimo disse...

...pronto ai meu penar...na vida e creio em Nele dá-nos as ferramentas para nós a resolvermos. Quem tem de incorporar e reaprender a dor, a doença, o sofrimento, as relações, enfim, a vida, somos nós… com a Sua ajuda, com a Sua preciosa presença, com a Sua tão grande força.
chm

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Perante certas situações até se compreenderá a revolta que muitas ou maioria das pessoas têm.
Mas não há dúvida que o sofrimento e as provações nos ajudam a aproximar de Deus e a conhecê-Lo melhor "transportando-O" para toda a nossa vida.
Ailime

Anónimo disse...

Há pouco tempo chamou a minha atenção o facto de, no episódio da samaritana junto ao poço, não ter sido aquela mulher a ir ter com Jesus, mas sim Jesus a abeirar-se dela e a pedir-lhe água do poço para depois lhe mostrar que Ele, sim, tinha da verdadeira água para lhe dar. Ele estava lá, junto dela, Ele procurou-a, Ele fez nascer a sede nela, Ele, sempre Ele. Nós às vezes andamos tão ocupados a tirar água dos nossos poços que nem nos apercebemos que Ele está lá, sempre lá, disposto a dar-nos a Água Viva... Se O quisermos ver. Se deixarmos que a sede d'Ele nasça em nós. Quando dizemos que Deus não vem e/ou não faz, nós é que não estamos despertos para O ver e percebermos que Ele (já) lá está. A fazer. Talvez não como nós queremos ou gostaríamos. Mas nós somos pequeninos e não conhecemos os caminhos d'Ele. O desafio é aceitar. Esperar. Confiar. (Não confundir com conformar-se, contudo).