sábado, janeiro 26, 2019

A leiteira de S. Paulo

Quando a jovem, entusiasmada, se dirigiu ao ambão para ler a segunda leitura, que era de S. Paulo aos Romanos e que estivera a preparar afincadamente, fez-se o natural silêncio na assembleia. A sua voz foi, como é hábito, amplificada pelo microfone. Graças a Deus que o silêncio não foi interrompido quando ela leu “leiteira da epístola de São Paulo aos Romanos”. O silêncio manteve-se, mas eu não aguentei. Já não me ria tanto para dentro como nesta ocasião. Deixei de ouvir o teor do texto. Imaginei o afamado apóstolo pela manhã, com os olhos enremelados, recebendo à porta de sua casa uma senhora com um pote de leite para vender. Era a sua leiteira. A senhora que lhe levava o leitinho fresco todos os dias, ainda ele mal acordara. Ó que maldoso fui! Reconheço. Menos mal que não me veio à lembrança nenhum animal que dá leite. Ri-me, ri-me e voltei a rir até conseguir compor-me na cadeira presidencial onde estava sentado. Não sei se fui o único a rir para dentro. Para fora, ninguém se manifestou. Pelos vistos, toda a gente decidira respeitar a leiteira de S. Paulo.

9 comentários:

Anónimo disse...

ahahahahah

Anónimo disse...

Os nervos são traiçoeiros... Eu própria, não me lembro de ter dito nenhum disparate, mas já me perdi...
Com a leiteira, não se conseguiria enfiar para dentro o riso... Mas tê-lo-ia feito com empatia e pensaria nas minhas filhas e no entusiasmo com que elas preparam leituras.

O que não dá vontade nenhuma de rir é ouvir leituras de adultos e perceber que quem estar a ler, não faz a mínima ideia do que estar a ler. Sei que a culpa, na maioria das vezes não é do leitor...

Anónimo disse...

Isto não tem comentários!!!!!!!!!!
É mesmo só para rir como....
Certamente que a jovem que lê ainda está
resvalando do seu erro.....

Que Deus abençoe!

Anónimo disse...

dificultação ler faltando“Óculos”.

Unknown disse...

Bem por aqui já se leu "é pistola" de São Paulo... um bocadinho mais agressivo convinhamos!
Paz!

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Rsss...eu estou a rir agora.
Até tem graça...
Posso imaginar quanto os senhores padres não riem para dentro. Não será tarefa fácil...
Ailime

Anónimo disse...

Mesmo engraçado, quem me dera poder assistir às suas missas, deve ser um fartote.
Mas ao ler este post lembrei-me de uma situação com o mesmo Santo e de tão parecida não resito a contá-la. O Senhor subiu os degrauzinhos, depois da vénia, abeirou-se do ambão, pigarreou e em tom solene: «Epístola de S. Paulo aos Animais". Quem é que se lembraria duma destas? Foi risota geral, pois então.

Anónimo disse...

Uma questão, a que solicito a sua ajuda. Ando com muitas brancas e isso preocupa-me: como poderei eu confessar-me em verdade? Que ajuizará Deus das minhas omissões? A culpa não é minha, mas não tendo confessado em tempo oportuno, ser-me-ao relevados os pecados que ficaram para trás? É um peso que carrego, espero que me ajude, à imitação de Cristo.
Obrigada, Senhor Padre Confessionário.

Confessionário disse...

29 janeiro, 2019 20:28.
Para que possa haver pecado grave, é necessário reunir estas três condições:
Haver matéria grave;
Haver conhecimento de que tal ato seja pecado;
Realizar o ato com total consentimento da vontade;

Tb te informo que, quando te lembrares dos pecados esquecidos e não confessados, podes abeirar-te de novo da confissão.
A confissão em verdade é aquela que se faz com a verdade que temos dentro de nós. Pergunta ao teu coração, e ele te dirá!