sábado, junho 30, 2018

Destas questões ético-morais, quais as que te preocupam mais?

Apresentamos hoje os resultados da sondagem que apurou os melhores textos de 2016 com a vossa ajuda, depois de um processo de selecção e de votação online.
Os mais votados foram, respectivamente e por esta ordem:
  1. Padres que não sabem que caminham
  2. As partilhas da D. Amélia 
  3. Pobres de rua

Hoje iniciamos também nova sondagem, com a pergunta: Destas questões ético-morais, quais as que te preocupam mais?
Já sabem que o objectivo é a reflexão e a partilha de opiniões sobre o assunto. Por isso aguardam-se as justificações das opções nos comentários.

3 comentários:

JS disse...

Corrupção
Racismo/sexismo
Ecologia e poluição
Especismo
Liberdade de expressão/liberdade religiosa
Inteligência artificial e desemprego
Solidariedade intergeracional
...

Confessionário disse...

são bem mais actuais as de que falas, JS.
sabes porque fiz esta opção?! Por uma questão de comparação com uma sondagem feita há vários anos. Mas creio que seria interessante, realmente, acrescentar estes itens bem mais actuais. Vamos pensar nisso em breve...

Dulce disse...

Das 3 questões colocadas ou dos 3 posts, a dos padres que não sabem que caminham porque eles são um reflexo de todos nós que não sabemos que caminhamos.
Os padres podem pensar que a ordenação é um fim, para os leigos serão outros momentos na vida, o casamento, os filhos, a Eucaristia de domingo...
Se nos deixamos acomodar, se não nos questionamos, se aceitamos, então já estamos parados e desse modo estamos a agir exactamente da mesma forma dos padres que se deixaram cair na rotina e na ilusão de que a sua condição de padres é suficiente.
Mas resta também questionar se a dúvida é uma parte da Fé. Hoje fala-se muito nisso, a nossa sociedade ocidental alimenta este sentimento de descrença e talvez seja natural que o integremos de alguma forma na vivência de Deus.
Mas será que esse encontro com Deus não deveria ser definitivo? Porque é que não é? Fala-se muito em esperança, esperança como sinal de Fé e de entrega. Mas a esperança exige uma certa dose de incerteza, é a incerteza vencida ou que queremos vencer... Talvez a Fé tenha uma parte de dúvida...