quarta-feira, janeiro 04, 2017

O sonho de ser padre e paróquia de outra maneira

Por vezes sonho com uma nova forma de ser paróquia e com um novo modo de ser padre. Penso que é legítimo sonhar para sair de mim e do comodismo da paróquia. Não. Não é um pesadelo. Não penso estas coisas exasperado com a situação. Ou como se a mudança fosse a única alternativa possível. Tenho apenas o sonho de um dia voltarmos à frescura das pequenas comunidades cristãs do tempo da Igreja primitiva. Menos organizadas, menos sacramentalizadas, menos hierarquizadas. Pequenas comunidades à descoberta de como ser comunidade. Sem certezas, dogmas e doutrinas. Como pequenos discípulos à descoberta de Jesus. Só Ele era o centro, a certeza, a mensagem. Só Ele mobilizava. Só Ele impactava para se viver como Igreja. 
Sonho um dia ser um simples cristão que é padre. Viver a fé com o compromisso de somente a viver para Viver. Não sei, na minha simplicidade, como arquitetar o esboço deste sonho. Mas sei sonhar. 
Talvez um dia, quando o céu se fixar na terra, mesmo que tenha de ser pintado pela mão de Deus, este sonho não seja só meu. E não seja só um sonho. 

Com este sonho começo o ano. Talvez em 2017 a Igreja renasça um pouco, as nossas paróquias se tornem mais comunidade, e nós padres sejamos mais autênticos. 

4 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo sendo somente sonho. Quem sonha tem esperança esse teu sonho pode ser uns dos sonho de DEUS. Quem é bom e pensa em ajudar o próximo nem seja na evangelização esta sim nos pensamentos DELE. A realidade muitas vezes nos pega de surpresa, pura certeza. Sonhar coletivamente é ainda mais forte das energia do céu. Sabemos que não estamos sozinhos no Universo existe outras partes na existência do Criador.

Anónimo disse...

Curioso. À força de querer fazer tudo bonito, tudo tão "clean" até acho que as pessoas deixaram de cantar os cânticos só para não fazer má figura com medo de "estragar" o coro. Venham de lá as origens. Paula

Gui disse...

e como é bom sonhar... e como diz o poema "e quando o homem sonha, o nundo pula e avança como uma bola entre as mãos de uma criança".
Tenha um ótimo ano, cheiinho de sonhos e de algumas concretizações.

Anónimo disse...

Bom dia, e bom ano.
Que bonito sonho. Quem sabe? os mistérios de Deus são insondáveis.
Gostei muito este sonho, desculpe o atrevimento, mas gostava de partilhar este sonho.
Bjs