domingo, novembro 30, 2014

Eu desejo que em 2015, os padres sejam mais...

Desde o dia 6 de Junho que esteve online uma série de sondagens relacionada com as características ou virtudes que gostaríamos de ver mais nos sacerdotes de hoje. Fizémos um total de 7 sondagens, com resultados muito interessantes. Recordo que, como se costuma dizer, "valem o que valem", isto é, valem apenas como apontamento, pois as sondagens têm determinadas fragilidades que não se conseguem propriamente contornar. Porém, as principais escolhas, de alguma forma, são bastante sintomáticas:  "autenticos", "acolhedores", "simples", “pastores”, “evangelizadores”, "íntegros" e na última "homens de fé". A mim pessoalmente ofereceu-me muito material para reflectir. Gostava muito que agora, neste post, deixassem a vossa análise a estes resultados.
Ainda publicamos os resultados da última sondagem. Entretanto deixem-me usar pela última vez esta saga para aquilo que chamo uma segunda parte e que reune as opções mais votadas, junto com aquelas 3 que obtiveram melhores segundo lugares (com critérios de próximidade e de dispersão ou não de votos), num total de 10 opções, e façam agora a vossa escolha final. Para mim as 7 sondagens anteriores chegavam. Mas, até ao final do ano, e quase como um desejo para 2015, vamos ainda reflectir um pouco mais.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia!
O meu desejo que não é só para 2015, é que os padres sejam mais "Homens", reflexos de Jesus.
Afinal o exemplo é, na minha opinião, a forma mais eficaz de educação.
Os padres não mudarão porque assim o desejamos, têm de ser os próprios a querer mudar, especialmente por dentro.

Há padres parecidos com belos sepulcros caiados por fora, mas desprovidos de valores humanos no seu interior.

O Padre de hoje e de amanhã deverá ser um místico saído do coração da vida sempre em constante renovação.
A figura do Padre para não morrer deverá trazer aquele brilho nos "olhos" semelhante a Moisés Elias e outros que só possui quem esteve face a face com a Face do Deus do dia a dia.
PR