terça-feira, dezembro 26, 2006

Um ano depois e um Obrigado

O “Confessionário dum padre” nasceu num entusiasmo de alguém que gostava e gosta de escrever. Nasceu em 2004, apenas como espaço onde deixar os meus sentimentos e pensamentos. Nasceu para ser a expressão escrita daquela parte de mim que se entrevia pelas minhas atitudes e pela minha forma de viver, como pessoa e sobretudo como pessoa que é padre. Na altura, havia poucos espaços de cariz religioso, e este nem pretendia propriamente sê-lo. Queria apenas ser o “meu espaço”. Com o tempo, o espaço deixou de ser o “meu espaço” para ser o espaço de muitos outros. E como “onde estiverem dois ou três aí estarei Eu no meio deles”, tornou-se um dos “Seus espaços”. Em 2005 o “Confessionário” perdeu a vida que tinha por causa de alguns desaires e dificuldades, coisas que acontecem com facilidade na virtualidade da blogosfera. Os outros, os amigos e penitentes, insistiram para que nascesse de novo. E no dia 25 de Dezembro de 2005 - fez ontem um ano - juntamente com o Menino Deus, o “Confessionário dum padre” renasceu. Olho para trás. E por um lado, quantificando 75 posts e mais de 50.000 visitas (dei conta há pouco!), e por outro, qualificando novos amigos, e muita, mas muita reflexão, meditação e oração que surgiram dos comentários e das chamadas de atenção, sinto-me obrigado a agradecer a todos os que têm visitado este espaço, e sobretudo a Deus… pela oportunidade, pelo dom, pelas graças recebidas, pela força e pela vida que me tem concedido. Vale a pena ser padre assim. Obrigado.

38 comentários:

xana disse...

É maravilhoso que
tenhas (re)nascido,
menino Deus!
Nunca faltes..
que nos faltas!

...
obrigada.

Migalhas disse...

Obrigado nós!
Um abração

joaquim disse...

E neste ano te conheci e neste ano também aprendi contigo.
Obrigado por estares aqui e por tantas vezes nos fazeres reflectir no nosso caminho.
Parabéns e até quando Deus quiser.
Abraço em Cristo

Anónimo disse...

Conheci-te e já nem me lembra como... andava eu a navegar por aí e por acaso encalhei no teu blog ... ainda hoje digo que foi Deus que me fez "encalhar" aqui! Que bom ter conhecido alguém como tu.Obrigado padre por teres renascido, obrigado padre por seres amigo, obrigado por tudo ... Aproveito para te desejar um Feliz 2007 e tudo de bom para ti.
Um grande beijinho e um grande abraço da miguinha
Maria João

Elsa Sequeira disse...

Amigo!!
Que bom que Renasceste juntamente com o Menino Deus!
Pois aqui já me encontrei muita vez, já chorei, já ri, já vi outra maneira de ver as coisas!
****Um sorriso: ******
Por este "nosso" espaço,
Pela tua amizade;
Pela tua maneira de seres, de te fazeres presente, e acima de tudo
POR EXISTIRES!
(UM SORRISO! Porque na Amizade não há obrigado!)
Tu, Amigo! Foste o meu primeiro Link! Não é preciso dizer mais nada!
Mas mesmo assim, deixo-te umas palavras que acabei de escrever, e que se adaptam muito bem à tua pessoa,(serás a água...):
" Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água com a sua doçura, a sua dança e a sia canção. Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir."........ R.Tagore ......

Continua, por favor!!!

beijinhos do coração!!!

:))

Dulce disse...

Apetece-me reptir com a Xana: menino Deus, nunca faltes, que nos faltas!

Como falta!

E sempre por minha culpa que me distraio em confusões mil.
Menino Deus, dá-me sempre a Tua mãozinha, ajuda-me a voltar para casa...

Anónimo disse...

A mim não tem que agradecer! É um prazer escutá-lo.
Continue a escrever e eu continuarei a lê-lo.

teodora

Anónimo disse...

Que continues a escrever o que te vai na alma. Faz bem a ti e a quem te lê!
Desejo-te um ano novo muito abençoado, na paz de Deus.

Maria João disse...

Ainda bem que renasceste. Só este ano é que te conheci. Muito obrigado por nos transmitires o verdadeiro Deus. Um Deus próximo, misericordioso e que está sempre pronto a dar-nos uma mão.

beijos em Cristo e um óptimo 2007

antonio disse...

O padre J.M. Sopeña, F.C., disse:
"
Uma mesma pessoa hoje pode participar num grupo de bairro ou paroquial com gente que conhece desde há muito tempo; celebrar a eucaristia numa assembleia internacional e com gente que nunca mais vai voltar a ver; no seu trabalho pode passar horas sem ver ninguém, em frente de um computador; quando chega a casa participa num “chat” com os amigos, familiares ou desconhecidos que estão a milhares de quilómetros… Tudo isto é “o seu mundo”. Os pastores formam parte também desse “mundo” e terão que saber como podem acompanhar as pessoas nesses diferentes espaços para, juntos, “evangelizar esse espaço diverso, desconcertante, rico e apaixonante”. Uma coisa é preciso (sempre o foi): “amar esse mundo e as pessoas que nele vivem, certos de que Deus não se excluiu dele”.
"
E nós leigos precisamos de pastores assim... que nos saibam amar.

http://www.apartilha.anizan.net/central/flash_sopena.htm

Anónimo disse...

Parabéns! :)

Sandra Dantas disse...

Parabéns amigo!!!
Que alegria teres renascido para eu te poder conhecer, pois só este ano me "dediquei" à blogosfera!!!

É bom encontrar um espaço como este, com uma pessoa como tu! Obrigado por seres quem és!

Um abraço de uma amiga recente mas que pretende ser para sempre!!!

Sonhadora disse...

Obrigada, nós! Este blog, para além de muitas outras coisas, foi e é inspirador! Já perdi a conta às vezes que liguei o computador de propósito só para ver se havia uma nova "confissão"...
Obrigada por tudo, Confessionário! Que Deus te dê sempre força para continuares!

Nuno Branco, sj disse...

parabéns confessionário e mais uma vez obrigado pela tua escrita.
Um abraço e continuação de boas férias.

Dad disse...

É bom partilhar as tuas ideias. Era bom que houvesse muitas pessoas que se expressassem e actuassem como tu, pois não é necessário ser-se padre para tentar mudar um pouco o mundo, fazendo-o um pouco melhor.

Vou vontinuar a gostar de passar por aqui, ler-te e ler todos os que por aqui passam!

Bom Ano 2007!

Anawîm disse...

Bendito seja o Menino Deus que nasceu, desceu como o orvalho sobre nós!...
E bendito seja Deus por aqueles que são gotas de orvalho no meio dos desertos do mundo...

rosa disse...

e vale tanto a pena ler um padre assim! obrigada pela partilha de emoções e ideias.

Anónimo disse...

Também eu não sei como vim aqui parar. Não foi por acaso, disso tenho eu a certeza.
Desde essa altura que lhe faço uma visita quase diária.
Ao lê-lo sinto-me verdadeiramente Igreja, e não aquela distância que normalmente nos é transmitida.
Não sei se me fiz compreender, mas é difícil passar para palavras
todo o bem que as suas ideias me fazem.
Continue.....

Leonor

Catequista disse...

Conheci este canto de Deus há bem pouco tempo, mas aprecio-o imenso e muitas vezes passo por aqui para ler,meditar, orar, apesar de nem sempre deixar o meu comentário.
Fico feliz por este espaço e felicito-o a si por lhe ter dado vida. Parabéns! Que a força do Espírito Santo o continue a iluminar e assim possamos festejar muitos mais aniversários. Obrigada!


e já agora Desejo-lhe um 2007 com tudo de bom!

Miúda disse...

Obrigada eu sr.Padre. por me deixar acreditar que na Igreja católica existe quem saiba amar todos, independente do local onde se cultiva esse amor e independentemente do que muito acham que é obrigatório pavonear.
Obrigada

A Flor disse...

Parabéns e que continue, pois tem evangelizado atravês deste seu "cantinho"!...

Que Deus o possa abençoar e derramar as Suas maravilhosas benções sobre si e todos os que ama.

Um ano de 2007, repleto de muita paz,alegria, luz e amor, são os meus votos sinceros! :D

Tudo de bom para si.

Um grande beijinho da amiga e irmã em Cristo, Flor :D

Anónimo disse...

Que o Senhor nunca tarde aos corações de muitos, em especial os que sofrem e para quem Ele é balsamo na dor!
Que bom que renasceste...fazes-me muito bem!
Obrigada pelo Dom que constituis para muitos*

VIAJANTE DO MAR disse...

Parabéns pelo Blog.
Há muito que está nos meus favoritos!

Aproveito para te desejar um excelente 2007!

Abraços fortes

Ver para crer disse...

Parabéns e boa continuação.
Bom Ano, também.

Anónimo disse...

Obrigado por tudo, caro Confessionário.

E também, por teres sido um dos instigadores indirectos de eu abrir um blog (agora se isso é bom ou mau... ;) pois que comecei a vir a blogs um pouco contra a minha vontade (eu, isso dos computadores e da net, pffff!;) e este foi um dos espaços que me mostrou que isto podia ter a sua autenticidade e pertinência (sou mesmo burro teimoso, que é que tu queres, é preciso mostrarem-me as coisas;)


Um grande, grande abraço.

Anónimo disse...

Parabéns e obrigada por este ano e que no próximo, mantenha esse entusiasmo que (tão bem) nos contagia. Os melhores votos para si no novo Ano de 2007 e para este seu/nosso espaço de que tanto gostamos.
Obrigada!

Fatima MIranda disse...

Padre, nem me recordo bem como tb aqui cheguei, mas estava mal, me sentindo péssima,culpada, em conflito e aqui foi o local que escolhi para confessar o que nem a eu mesma confessava, aqui me senti acolhida, respeitada e compreendida, sofri muito e em ti e no seu blog encontrei paz e a minha cabeça clareou. Deixo aqui hoje o meu muito obrigada por tudo! Agradeço a Deus por tê-lo enviado a nós. Muito mais que um Pastor, és um amigo que nos orienta no caminho da fé. Fazer parte desta comunidade é muito bom e enriquecedor, nós nos sentimos em casa. Tudo que escrevemos e lemos é com amor e por amor.
Desejamos ao senhor nessa missão sacerdotal, muita paz e coragem para conduzir, escrever, evangelizar.

Que Deus lhe dê muita luz hoje e sempre!


Fátima - Rio de Janeiro

O melhor dos blogues disse...

Antes de mais as minhas saudações.
Bom Ano Novo são os votos que aqui deixo a todos os meus colaboradores.
Obrigado e bons posts.

Anónimo disse...

Parabéns!!!
Obrigado por existir :D!
Por ser como é!
Um abraço,

Maria

Anónimo disse...

Olá Confessionário! Passo por cá todos os dias,embora não costumo deixar a minha marca.Mas hoje tenho que te dar os parabéns, um ano de vida e ainda por cima a nascer no dia do Menino Jesus, muito giro!Continua a escrever e a fazer-nos sorrir, ès muito fixe, um padre muito à frente!bjito :)


mariana

123 disse...

Parabéns á voce nesta data kerida muitas felicidades muitos anos de vida cantam as nossas almas pro padrinho confesionario uma salva de comentarios!*batendo palmas*
olha tenho de te dixer és bueda hiper mega fix e gosto muito de ti padrinho. continua com muita força
és o melhor DO BLOGOSFERA e arredores.um abraço do teu amigão do coração.eheh!

Anónimo disse...

Um Feliz Ano Novo!

Anónimo disse...

Ano Novo

Olá boa noite.
Venho passando por aqui para desejar um rico Ano Novo,
Com muitas bênçãos do nosso Sr. Jesus Cristo.
E que este ano que vai entrar traga mais bênçãos do Sr., Jesus do que do ano 2006

Desde já me despeço de ti, e desejo muitas felicidades.

E
Bom Ano 2007.

Dad disse...

...........***
..........*****
.........*Feliz*
........*********
......************
.....******ANO****
....******2007*****
...***COM MUITO***
..********AMOR*******
..........****
..........****
.......***DAD****

Rui Santiago cssr disse...

"Vale a pena ser padre assim!"

Obrigado pelo testemunho, companheiro! Quando nos pomos a partilhar, desconhecemos as consequências, porque "o tal" que ninguém sabe "de onde vem nem para onde vai" é manhoso nas Suas andanças... Leva e semeia sem pedir autorização, porque já Lha demos toda! E, afinal, é tudo d'Ele, nao é?!

Mais uma vez, Obrigado! Envio-te um grande abraço, e desejo-te Bom Ano.

Escreves como um Homem Bom. Dou graças a Deus por ti!
SHALOM

Andante disse...

Congratulations!...
Conheci-te há menos de meio ano e visito-te frequentemente. Tu já o sabes, pois costumo deixar a minha marca...
Sorri e ri contigo.
Chorei e rezei contigo.
Agora... continua.

Bom ano
Um grande beijo peregrino

Padre Vítor Magalhães disse...

Muito bem, bom ano 2007 e visitem-me!

Anónimo disse...

Passei para deixar uma palavra amiga e ao mesmo tempo dar os parabens, nao só por este trabalho mas por toda as obras que saiem dessa cabecinha pensadora!!!!!!!!!!

Nao é exagero se disser que têm muita sorte estes seus paroquianos!!!

Mas Deus lá sabe porquê.

Parabens, bom trabalho e força.

Um abraço.