segunda-feira, julho 07, 2025

O padre idoso

Com a graça de Deus, cumpria-se naquele dia quase três dezenas de anos de sacerdócio ordenado. A gente olha para trás e não consegue deixar de agradecer o que o Senhor tem feito através do nosso ministério sacerdotal, apesar das nossas misérias e fragilidades. A data não passou despercebida nas comunidades que tiveram eucaristia naquele dia e, entre salvas de palmas, canto dos parabéns, textos que me deixaram à beira da comoção e outros pequenos gestos que me pareceram enormes, também houve alguns motivos para a risada ou a boa disposição. Numa delas, destacou-se o bom propósito do leitor que leu a oração dos fiéis e achou por bem acrescentar-me a uma das petições previstas, uma oração que, em concreto, pedia pelos padres idosos. Assim, entusiasmado pela ideia, ao ler “pelos padres idosos”, acrescentou “em especial pelo nosso padre tal e tal que hoje faz anos de ordenação sacerdotal”. Olha o que eu me ri. Só faltou mesmo a gargalhada. Ainda não tenho muitos cabelos brancos, mas seguramente que, com aquela oração, alguns estarão a despontar!

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Trunfo é copas"

2 comentários:

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
O que já me ri sobre essa do padre idoso. Mentalmente fiz as contas e claro, não é nada idoso! Idosa sou eu...
Os meus Parabéns pelo seu ministério. Mereceu todos os apausos e palavras que lhe dirigiram, com exceção do "idoso".
Continue sempre assim com o seu espírito tão lúcido e jovem, continuando o seu ministério com toda a dedicação, com o seu sentido de humor e amor a Deus.
Um abraço,
Emília

Anónimo disse...

Quem se riria também é aquele padre do Minho que vai comemorar 75 anos de pároco à frente da mesma comunidade. Esse já não é idoso; é o Matusalém encarnado!