terça-feira, novembro 12, 2024

A camisa de cabeção

Comprei a minha primeira camisa com cabeção no ano passado. Estava em Roma, ia cumprimentar o Papa e fez-me algum sentido a compra. Pelo menos, foi o que me disseram que devia fazer e eu anuí. Em Roma é raro entrar-se num meio de transporte onde não haja mais que um cabeção. É comum, normal e banal encontrar homens vestidos com cabeção ao pescoço. Curiosamente, ainda não voltei a vestir essa camisa. Não me ficava mal. Porém, sempre que penso em vesti-la, fico com a sensação estranha de que não define bem quem sou. Sei que a instituição hierárquica sugere que os ministros ordenados se vistam com discrição e, sempre que possível, com vestes clericais. Respeito quem o faz. Nem gosto nem deixo de gostar. Talvez acrescente algo ao meu ministério, mas não sei muito bem o quê. O que sei é que é uma tradição que remonta à Idade Média, quando os colarinhos, consoante a sua forma e cor, rendilhados e costurados, permitiam aos membros do clero, da nobreza e dos homens de ciência distinguirem-se do povo comum. Como havia necessidade de se distinguirem dos demais cristãos comuns, assim nasceram os colarinhos brancos, os clerigman, os cabeções. Um dia destes hei-de ganhar coragem e voltar a vestir a minha camisa de cabeção. Ao menos para me distinguir. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "O colarinho branco"

6 comentários:

Ailime disse...

Bom dia Senhor Padre,
Embora o cabeção seja um símbolo para distinguir que estamos perante um Padre, o mais importante é que exerça o seu ministério com a verdade de Cristo.
Emília S.

Anónimo disse...

Porque deixou de se usar a tonsura? Problemas de universalidade na aplicação? Outros há que aplicam um sinal entre as sobrancelhas. Melhor ainda: tattoo cruz.

Anónimo disse...

Menos radical, cartão ao peito. Fita curta ou alfinete de dama.

Anónimo disse...

Os piercings no nariz tem ligação ao catolicismo? E umbigo e orelha?

Anónimo disse...

A Igreja não sugere, a Igreja determina que os padres devem usar um traje eclesiástico. (Cf. Codigo de Direito Canonico e normas da CEP, e ainda a leitura do parágrafo correspondente do Directório para a Vida e Ministério dos Presbitério...do Papa Francisco).

Anónimo disse...

Como não clérigo, vejo como algo casual, não necessário. como religioso encontro todo dia pessoas com esse colarinho, alguns com problemas que vem se amontoar na diocese em que vivo, três ou quatro com escândalos nacionais... seja feliz, graças a deus que nunca vesti o hábito branco, uso jeans e camisa de algodão... e chinelo... me consagrei assim na missa de meus votos.... Confessionário Dum Irmão.