domingo, dezembro 10, 2023

A paróquia consumidora de missas

Chamou-me logo a atenção quando contou que, na paróquia onde estava, se celebravam oito missas dominicais e quatro por dia no resto dos dias da semana. A paróquia localizava-se numa zona periférica de uma grande cidade europeia. O bairro era muito frequentado por um determinado movimento religioso que não interessa referir agora. O colega, que fazia parte de uma pequena comunidade de três sacerdotes, não conseguia justificar a clientela senão pela presença desse movimento. Perguntei-lhe como eram os horários das missas dominicais. Eram às oito, às nove, às dez, às onze, às doze, às treze, às dezoito e às dezanove. Sem que lhe perguntasse, informou que o que mais lhe custava era não haver cânticos e a celebração ter de ser rápida, para dar tempo a saírem uns e entrarem outros. Fez-me lembrar as sessões de cinema. Não me atrevi a perguntar-lhe se havia senhoras das limpezas no intervalo das missas e carrinho de pipocas à entrada. Mas fiquei convencido de que os padres daquela paróquia eram mais funcionários que pastores e de que aquela paróquia era uma consumidora de missas, mas não era comunidade. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Cristãos de funerais que não acreditam"

4 comentários:

Ailime disse...

Bom dia Senhor Padre,
Um caso extraordinário de missas!
As tantas os sacerdotes já celebrarão de cor e salteado e não com a entrega que é devida.
Ailime

Anónimo disse...

tb eu
"fiquei convencido de que os padres daquela paróquia eram mais funcionários que pastores e de que aquela paróquia era uma consumidora de missas, mas não era comunidade"

Anónimo disse...

Como é a sua paróquia, senhor Padre? E que frutos de conversão a Cristo tem dado a sua comunidade?

Confessionário disse...

Bom dia, 30 dezembro, 2023 12:40
Não é só uma, São várias paróquia/comunidades. Alguns frutos têm dado. E faltam-lhe muitos, mas muitos mais.