quinta-feira, outubro 14, 2021

As dúvidas e a fé

Senhor padre, tenho sempre tantas dúvidas! disse a Joana. 
A história é recorrente. É comum. É a história de tanta gente sincera que quer ter fé, mas acha que as dúvidas atrapalham essa fé. Foi sincera comigo. Senhor padre, ainda estou muito longe de Deus. Tenho muitos momentos de dúvidas! 
Joana, precisamos da dialética entre fé e dúvida, respondi. Ela é essencial para quem quer fazer o caminho da fé. Não tanto com as dúvidas sobre Deus, mas com as dúvidas sobre o nosso conceito de Deus, sobre o que esperamos d’Ele e sobre a nossa relação com Ele. Não devemos esperar da fé que ela forneça respostas para todas as nossas perguntas, embora ela ajude a encontrar muitas respostas. Antes, devemos encontrar nela a coragem de entrar no mistério e levar connosco as muitas perguntas que temos. A fé não deve deixar de procurar e fazer perguntas. Não é um dado adquirido de uma vez por todas. Não se deve petrificar, como li algures, numa ideologia fechada e encerrada. 
Aliás, uma fé sem pensamento crítico pode levar ao fanatismo e à intolerância. E é o que tem acontecido numa facção da Igreja que advoga dogmatismos e certezas por tudo e por nada, como se fosse dona da fé. A fé não é uma posse. A fé é um dom de Deus e é uma resposta consciente a esse amor. Mas é uma resposta diária, que se diz todos os dias, e que se renova. Tal como o amor em duas pessoas que se amam está sempre a crescer, a fé também deve estar sempre a crescer. 
 
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Tenho fé, mas também tenho medo, senhor padre"

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei como conpaste a fé, com os mesmo passos do amor.

Anónimo disse...

minha nossa 🤔errei, digo: comparastes

Anónimo disse...

este texto é tão iluminador, que não deixa muitas margens para comentários.
Já o li várias vezes.

Ailime disse...

Boa tarde Senhor Padre,
Um texto divino que também já li e reli.
É fácil dizer que se tem fé. Mas senti-la, alimentá-la... Não será o mais difícil?
Eu creio em Deus, mas peço-lhe que aumente a minha fé e me ajude a ser melhor pessoa.
Penso que a fé é um exercício espiritual diário.
Continuação de boa semana.
Ailime