Quando ela me disse que não ouvia Deus na oração, que não lhe eram atendidos os pedidos que fazia, que não costumava sentir nada de especial na oração, senti-me obrigado a explicar-lhe onde estava o seu pequeno erro na forma como orava.
A verdadeira oração vai ao encontro. Não é um monólogo. Não são palavras sem sentido. Mesmo quando são repetições ou fórmulas. A verdadeira oração é relação. Abertura a Deus. A Oração é encontro com o outro, um diálogo aberto do homem com o Tu absoluto.
Por isso não podemos fazer dela apenas um recurso psicológico para resolver os nossos problemas, ou um recurso narcisista para nos sentirmos bem. Por isso não podemos fazer dela o constante pedido de favores ou uma busca desesperada de nos sentirmos bem. A verdadeira oração faz-nos sair de nós mesmos e do nosso egocentrismo. Ela deveria ser espaço de relação, de saída e de abandono na direcção de Deus.
A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Esta é a minha arma"
3 comentários:
És a melhor, maneira de conectar com Deus.
Boa tarde Sr. Padre,
Eu entendo a oração como um diálogo com Deus, em que me sinto em comunhão com Ele.
Claro que também lhe faço os meus pedidos, mas sei que o tempo de Deus não é o nosso. Se estivermos atentos aos sinais Ele atende-nos.
Agradecer a Deus por tudo o que nos acontece e saber aceitar também é oração.
Bom fim de semana.
Ailime
Dizemos os místicos:” a oração é como respirar” ... o que é natural porque é Nele que nos movemos e nos sustentamos...
Enviar um comentário