terça-feira, junho 16, 2020

a verdade anda cada vez mais longe da verdade

Uma das minhas paroquianas é uma assídua frequentadora da net, sobretudo redes sociais, na procura constante por respostas de fé e respostas espirituais. De vez em quando partilha comigo, num gesto muito amigo, interessado e verdadeiramente generoso. O problema é que 80% dessas partilhas, no que se refere a artigos de opinião, são partilhas sem triagens, seja no que se refere a fake-news, seja no que se refere à influência ou ideologia que está por detrás dos textos. E, infelizmente, a presença dos ultra-conservadores na internet, sobretudo nas redes sociais, é muito prolífera. Como diria o outro, são poucos mas gritam muito alto. Talvez porque necessitem de se fazer ouvir. Mas é só um talvez. 
O último texto que partilhou comigo, ainda há pouco, era de um site que tem por nome algo do género “Missa Tridentina”. Creio que ela não sabe a que se refere a missa tridentina ou o Concílio de Trento. Nem sabe como distinguir ideologias no seio da Igreja. Por isso não a recrimino. Procuro ajudá-la a fazer as interpretações, distâncias, entendimentos e pronunciamentos devidos. A saber ler para além das linhas ou das palavras. Nas entrelinhas. Com isenção suficiente para formar uma opinião ou opção sólida. Mas nisto, lembrei tantos cristãos que, diariamente, recebem conteúdos, mesmo religiosos, mesmo cristãos, mesmo católicos, sem saber ler ou sem ter o código de leitura adequado para os ler. E assim a verdade anda cada vez mais longe da verdade!

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Amizades especiais"

6 comentários:

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Confesso que não será fácil para mim comentar este post.
(Concílio de Trento, Reforma, Contra Reforma, para leigos não serão matérias fáceis para discernir).
Mas penso que entendi.
Não podemos acreditar em tudo o que nos é "oferecido" mas antes saber fazer a triagem da verdadeira mensagem cristã que à nossa Igreja respeita.
Sr. Padre o meu comentário no post anterior não entrou?
Estranho não o ver publicado.
Desejo-lhe continuação de boa semana, com saúde.
Ailime

Confessionário disse...

não estive disponível, Ailime

Abraço

Ailime disse...

Desculpe, Sr. Padre, obrigada.
Ailime

Anónimo disse...

Muito obrigada por falar neste assunto, que se está a tornar um verdadeiro flagelo. Temos de rezar para que as pessoas por trás destas páginas/blogs percebam que com as suas ações só estão a dividir a Igreja no seu interior e a ridicularizá-la para o exterior.
O Papa Francisco em tempos referiu-se aos "rígidos" em termos que achei um pouco exagerados, mas agora tenho de concordar. De facto, várias das pessoas envolvidas nas publicações ultra-conservadoras apresentam indícios de sérios problemas psicológicos. Por exemplo, um dos personagens centrais nesta teia tem mais do que um perfil nas redes sociais. No perfil principal é uma espécie de wannabe mártir - quando é contestado e fica sem argumentos recorre a publicações com delírios de vítima-herói, tipo "eu sozinho contra o mundo, mas resistirei". Infelizmente não está sozinho, tem um grupo de bullies que o acompanha. Nota-se que julgam que estão numa cruzada Santa, mas na realidade o que fazem é puro bullying. Dão-se a ares de superioridade intelectual mas a sua capacidade de argumentação é muito fraquinha. Para compensar, quando alguém lhes desmonta o discurso agem em matilha para ridicularizar a pessoa de forma grosseira e sem nada a ver com a discussão em causa. Como se isso não bastasse, usam e abusam de fake-news e de citações falseadas.
Perante esta situação, penso que, para além do que o Confessionário já disse, há duas coisas que se podem fazer. Da parte dos leigos, evitar reagir/comentar, por muito revoltado que se fique com uma publicação. É melhor deixá-los a falar sozinhos, tudo o que se disser só serve de gasolina para a fogueira que lhes aquece o ego doentio. Da parte dos religiosos com sólida preparação, peço encarecidamente que se organizem e que façam "fact check" sistemático nestas páginas. De vez em quando há um Padre que perde a paciência e comenta que a publicação é incorreta, que o Santo X ou o documento Y não disse nada daquilo. Na minha opinião isto deveria ser feito de uma forma mais organizada e determinada. O vosso cyber-rebanho está a ser atacado com informação falseada, por favor protejam-nos!
E pronto, Confessionário, era aqui que eu queria chegar. Compreenderei se preferir não publicar este comentário (saiu-me mais inflamado do que gostaria, mas algumas destas publicações tiram-me do sério). Mas por favor considere a ideia de organizar um grupo de pessoas com preparação para fazerem frente à desinformação provocada por meia dúzia de páginas/blogs infelizes, geridos por pessoas infelizes, e que tanto mal fazem à Igreja.
ME

Confessionário disse...

ME
O problema é que esta gente, não sei como, tem tempo para andar nisto (talvez seja mesmo a cruzada deles). E os cristão de bom senso ou com conhecimento suficiente para lhes responder, não têm tempo para isso.

Anónimo disse...

Ah sim, quando vejo uma simples colocação de fake ou seja como for. Nem perco meio preciso tempo, pra ler, muito menos digo comentários. muita gente tem tempo, fazerem o que não deve. Insultos é coisa mesquinha. De seres sem a presença divina que não respeita o próximo. O face mais parece uma de emissora de TV. Já nem ligo mais. Tem coisas revoltantes ao cérebro de quem pensa no bem.