domingo, março 29, 2020

super-padre

Há uns quinze dias, quando nos começámos a isolar, quando as celebrações comunitárias foram suspensas e as igrejas fechadas, dei por mim, em casa, a perguntar-me que fazer para, com simplicidade e naturalidade, continuar a guiar estes meus rebanhos, estas minhas comunidades. Estava nisto quando uma catequista me contactou, porque precisava falar. Ter com quem trocar uns dedos de conversa. Ou melhor, ter quem a ouvisse. Falámos um pouco de muitas coisas relacionadas com este mal-estar. E, às tantas, manifestei-lhe a preocupação que carregava. 
Como resposta a esta inquietação, olhem só o que o Senhor Deus tinha preparado para mim da boca desta minha paroquiana. Senhor padre, não queira carregar a cruz sozinho. Neste momento, os seus paroquianos querem apenas que continue a ser o nosso padre. Para ser mais claro, refiro que disse o meu nome próprio. Nós queremos que continue a ser o nosso padre tal. E continuou. Às vezes queremos fazer coisas que não dependem da nossa vontade. E nós precisamos de saber que está bem. Foi mais ou menos isto que ela disse ou quis dizer, ou eu interpretei. E não sabe o bem que me fez! 
Ninguém tem de ser um super-herói diante destas contingências. Temos de ser quem somos. Não tenho de ser um super-padre. Eu tenho de ser o padre que tenho sido. Isso já é heroico.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "O padre é o tem de"

2 comentários:

Anónimo disse...

Minha nossa senhora das Candeias, li o post do t"tem de... misericórdia senhor Jesus Cristo, tenha sabedoria pra lidar com isso tudo.

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Palavras sábias da sua paroquiana!
O Sr. Padre além de ser Sacerdote é um ser humano e como qualquer um de nós tem sentimentos preocupações, etc.
Mas, acima de tudo, o que os seus paroquianos desejam e todos os que aqui têm o privilégio de ler os seus belos textos e poemas é que esteja bem e continue bem.
Um passo de cada vez e, se Deus quiser, logo voltará a apascentar o seu rebanho, que por aquilo que tenho lido está e vai continuar a estar muito bem orientado.
Boa saúde.
Ailime