quarta-feira, março 18, 2020

padres covid

Padres que sobem aos telhados da Igreja e se filmam a celebrar a missa. Padres que gravam vídeos de lágrimas para os seus. Padres que replicam mensagens e mensagens. Padres que têm muitas ideias criativas e que pululam na internet, especialmente nas redes sociais, para chegar aos fiéis, para alimentar a fé dos fiéis. Que bom! Aprovo e apoio cem por cento. Fico orgulhoso desta nossa Igreja que encontra um outro modo, diante da adversidade, para evangelizar, para chegar às pessoas, para as não abandonar. Fico orgulhoso das centenas e milhares de missas que hoje estão disponíveis às pessoas nas suas famílias, Igrejas Domésticas, através das redes sociais. 
Porém, no meio de tanta coisa, não sei algumas coisas. Não sei, por exemplo, se alimentar as pessoas, replicando e tornando a replicar nas redes sociais, não será alimentar em demasia o mundo virtual em detrimento da realidade e da verdade das famílias reunidas por si mesmas e não por redes sociais! Assim como também não sei se nalguns casos não se trata de um aproveitamento, mesmo que inconsciente, para um certo egolatrismo! 
Não sei mesmo. Acho que cada vez sei menos!

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "Na lareira 1"

3 comentários:

Cisfranco disse...

Também eu partilho as dúvidas do Confessionário sobre os “padres covid”. Está a passar por nós uma tempestade como nunca tínhamos tido e numa tempestade só temos que nos abrigar (como as autoridades recomendam) e aguardar que ela passe, porque após a tempestade vem a bonança... Cumprimentos para si e que Deus o abençoe.

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Ainda estou a sorrir, no meio desta desgraça toda, com os "padres que sobem aos telhados". Não será preciso tanto... Mas que tem graça tem.
Também só sei que cada vez sei menos e até por vezes prefiro passar por ignorante, que no fundo sou.
Desculpe por alguma coisa.
Respeitosos cumprimentos.
Ailime

Anónimo disse...

tb achei muito interessante o texto da lareira, padre.
Mt lindo