terça-feira, março 17, 2020

Os gestos covid

Ligou há pouco. Ainda não passaram dez minutos. Tem oitenta e sete anos. Mora sozinha. Nota-se que já tem alguma idade, como se costuma dizer, mas é uma mulher que se ocupa e que tem sempre algo para fazer. Ligou e fomos conversando, como quase toda a gente por estes dias, no maldito vírus. Eu disse-lhe que tinha de se proteger, cuidar, isolar e precaver porque, como ela já sabia, faz parte do grupo de risco. E ela respondeu-me que já falou disso com “o lá de cima”. Foram expressões suas. Disse-lhe que se já tivesse chegado a sua hora, que não havia problema pois já tinha muita idade e já tinha vivido o suficiente. Pedia-lhe apenas pelos filhos e pelos netos. Que os protegesse. Mas que se achasse que ainda não tinha chegado a sua hora, que agradecia que mantivesse o vírus longe. Ainda nos rimos um pouco os dois. 
Porque a conheço bem, sei que foram palavras sinceras. Uma oração sincera. Mas nisto diz-me. Ó senhor padre, como está aí sozinho, aí por volta das 13h eu levo-lhe aí o almoço. Tenho de andar um pouco, que me faz bem, e não posso abandonar o senhor padre, que está sozinho! 
Eu é que me devia preocupar com ela, que faz parte do grupo de risco e está sozinha, e, afinal, era ela que se preocupava comigo, o senhor padre que está sozinho. Sem palavras e comentários. Esse reservo-os no meu coração com pequenas gotas de lágrimas.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "A chorar durante a missa"

4 comentários:

Anónimo disse...

Os nossos idosos sempre a ensinarem-nos. Pois há pouco tive de sair o que fiz introduzindo uma brecha no resguardo. Ia rua abaixo quando surgiu a D. Felícia, uma senhora dos seus noventa e picos, que se move por volta dos sessenta, o que não deixa sempre de me espantar. Em tom de brincadeira, disse-lhe.
-Ó Felicinha, folgo em vê-la, mas como se atreve?!
- Ai porquê ó menina, já não posso?
- Bem, a Sra. com essa idade, não seria melhor ficar por casa, por causa do vírus?
- Ó menina, não! Sabe, em casa deixei vírus, comprei uma rede mosqueteira.
- Deixou-me sem palavras, a Felicinha. Fiquei a pensar no pobre marido. E com isto, esqueci-me de comprar o Dum, Dum.

catequstas disse...

Gestos de amor, porque quem fala com Ele com tanta naturalidade só tem amor para dar!

Anónimo disse...

Ainda há pessoas de bom coração...e há-de haver sempre, pois Deus não se esquece..
Bj

Anónimo disse...

há gente que até no limite olha sempre para o outro, em vez de olhar para si.
Gostei, padre