domingo, março 22, 2020

Eu sou padre

Só na última semana, numa diocese de Itália faleceram mais de dez padres. Em toda a Itália, segundo as informações que vão chegando, o número já vai, pelo menos, nos trinta. Tive oportunidade de ler os seus nomes num artigo. Um a um, ofereci-os a Deus. Em Espanha também li que faleceu, pelo menos, um. Mas são inúmeros os que estão em isolamento ou em cuidados intensivos. Ontem falou-se do primeiro padre contaminado em Portugal. E não é uma questão de números. Nem uma questão de os padres sermos diferentes dos outros. Porque não somos. Somos todos iguais no sofrimento e na morte. Nenhum de nós está livre ou isento de vírus e pandemias. Mas isto faz-me pensar. A mim. A minzinho. Faz-me pensar na minha vocação e missão. Tenho lido alguns testemunhos de colegas nestas circunstâncias, e fazem-me pensar no “até que ponto estou disponível para dar a minha vida pelos outros”, ou no “até que ponto eu entreguei totalmente a minha vida a Deus”. Sim, faz-me entrar na humildade e pequenez da minha vida e vocação. Sim, faz-me meditar no que sou e para que sou o que sou. Faz, faz.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "É aqui que se tem de estar"

6 comentários:

Anónimo disse...

Faz pensar, por que não dividir em duas partes, que então seria em dobro sua doação de vida? Em dose dupla? Hei??? Com mais alegria e sem egoísmo.

Anónimo disse...

Voltando pra completar, a imposição da igreja, ainda é castiça, será que vale a pena viver assim? Uma dose de amor mútuo, jorrado por um coração amado diante de Deus e sua promessa.sebdo amado por um outro ser semelhante a ti. Daí está vida tem sentido e com um afago um pouquinho melhor. Bjs

Anónimo disse...

Boa ideia anónimo de 23/03. O problema é que ninguém vai querer ficar com a parte deficitária.

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
No meu entender não há-se ser nada fácil ser padre, independentemente da vocação ser mais ou menos intensa, se é que se pode medir.
Penso que realmente é necessária uma grande entrega aos outros por amor a Cristo.
No último parágrafo o Sr. Padre dá a resposta.
Ailime

Confessionário disse...

Soube hoje que já faleceram mais de 50 sacerdotes em Itália.
Rezemos pelas suas almas e peçamos ao Senhor por cada um de nós!

Confessionário disse...

Soube hoje e há pouco que o número de sacerdotes falecidos em Itália já vai nos 67: "A maioria morreu “em campo”, plenamente em atividade". A seu lado, são também dezenas de freiras que falecem, a maioria continuando a sua missão entre quem necessita!