sábado, março 07, 2020

A ‘minha’ ou a ‘nossa’ missa

Fora das chamadas missas pro populo e de algumas datas ou ocasiões especiais, pode haver aquelas que designamos como intenções de missa. As pessoas mandam sobretudo celebrar pelas almas dos seus defuntos. Assim também as chamadas missas de sétimo dia ou de notícia, algo que, antigamente, era no sétimo dia ou num dia de aniversário, e que agora é quando se pode, porque somos menos padres e temos mais paróquias. Aqui vou ensinando as minhas comunidades cristãs que celebro, não por causa de intenções, mas pela eucaristia em si. Tem melhorado a compreensão e o ritmo. Mas, ainda assim, nem sempre. É o caso das missas de sétimo dia, nas quais, algumas vezes, as pessoas dizem, como desta vez, a ‘minha missa’ ou a ‘missa da minha mãe’. Incomodou-me interiormente. Não o demonstrei. Sorri e aproveitei para ensinar, mais uma vez, que as missas não são particulares. São sempre comunitárias. Não disse o que pensei para mim. Mas escrevo-o agora, para que conste, ao menos, no meu pensar. A eucaristia não é posse de ninguém. A Eucaristia é eucaristia.

A PROPÓSITO OU A DESPROPÓSITO: "As missas ou missinhas"

3 comentários:

Anónimo disse...

De qualquer forma, deve ser muito cansativo. Se pensarmos um pouco em como é a vida dos senhores padres, ou como o supomos, ficamos esgotados, ainda que a nossa imaginação tenha dívida para com a realidade.
A fidelidade a Jesus retribuirá todas as canseiras e sacrifícios. São exemplos destes que precisamos, à imitação da imitação, tendo como único original Jesus.
Bem-haja.

Anónimo disse...

Muito bem...pois realmente é pena que as pessoas ainda não consigam perceber, algumas claro, porque vão á missa não por ser a missa em si,mas porque fica bem, "mandar" dizer uma missa por algum familiar, mas a partir desse dia, ou até outro funeral, esquecem-se da missa.
Obriga da por estas suas belas e úteis partilhas.
Bj

Ailime disse...

Bom dia Sr. Padre,
Há muita falta de catequese, sendo que no seu caso particular vai tentando esclarecer os seus paroquianos.
Depois há quem vá só a essas missas pensando que são "exclusuvas".
Difícil lidar com o povo de Deus.
Ailime