quinta-feira, novembro 21, 2019

O morto que não queria nada com Deus

A história passou-se com um senhor que nunca quisera nada com Deus, que nunca fora visto na missa, que dificilmente se abeirava do padre ou da Igreja. Não se dizia ateu, porque não sabia bem o significado dessa palavra. Contudo, dizia, à boca cheia, que não acreditava em Deus nem nessas coisas dos padres.
Um dia, porém, o padre foi informado que o referido senhor se encontrava nas últimas. Foi informado só por acaso, isto é, caso o padre quisesse lá passar. Embora sabendo que não ia adiantar muito. E o meu amigo padre foi. Recorda-se bem que começava a fazer escuro e que, quando chegou a casa, já o corpo do senhor estava coberto por lençóis, e ainda que havia gente a andar de um lado para o outro a fazer preparativos não sei bem de quê. Estava dado como morto. Mas o padre não resistiu em se abeirar dele e levantar o lençol para lhe ver o rosto. E quando o fez, deu-lhe a impressão de que teria havido um ínfimo pestanejar. Por isso, e sabendo que o ouvido era das últimas coisas que se perdia, começou a falar-lhe do perdão de Deus, da absolvição, da Unção dos Enfermos. O corpo, de facto, ainda não estava frio quando este meu amigo o ungiu com o óleo dos enfermos. Nisto, contou, aconteceu o inusitado. O homem pegou-lhe na mão, e disse, em bom som, Obrigado. E depois suspirou e faleceu.
E contava-me o colega que, para ele, tinha sido uma evidência de que a salvação não exclui ninguém.

12 comentários:

Anónimo disse...

Excelente história, que nos faz pensar.
Deus deixa-nos muitas evidências da sua presença e do seu amor.
Bjs

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Um relato impressionante!
O homem que não queria nada com Deus aguardou aquele momento... até ao fim.
Um momento de luz e salvação.
Bom fim de semana.
Ailime

Cisfranco disse...

Muito obrigado por ter referido aqui semelhante ocorrência...

Anónimo disse...

ó padre, excelente relato
Fez-me mt bem
agradecida

Beli disse...

excelente..Sr. Padre isto aconteceu mesmo ?

Confessionário disse...

Olá, Beli
O colega que mo contou é credível. Eu não assisti. Mas até, pela forma como o colega, bem mais velho, mo contou, me pareceu verdadeiro. De qualquer modo, eu próprio já tive deste tipo de evidências de Deus e algumas delas estão escritas por aqui, algures.

Anónimo disse...

Bem apanhado! Mais um que caiu nas malhaas de Deus!

Anónimo disse...

Porque é que o Senhor Padre haveria de matar o pobre enfermo? Há coisas que se fazem em nome da fé que eu por mais que me esforce nunca hei-de entender!

Anónimo disse...

Tou aqui a morrer de tédio... Por favor, Padre Confessionário,seria possível disponibilizar-me o e-mail do seu Colega?
Merci.

Unknown disse...

Onde moro, os falecidos primeiro morrem, só depois suspiram. Microclimas.

Anónimo disse...

Não percebi. Onde estava metido o frigorífico?

Anónimo disse...

Tá, o amor é pra quem é forte .