quinta-feira, agosto 08, 2019

A falta que fazem os padres

Ó senhor padre, fazem-nos tanta falta os padres, dizia. Tenho andado a rezar para que haja muitos. E então para a experimentar, perguntei porque motivos é que os padres fazem tanta falta. Para nos celebrarem as missinhas. Não dá mesmo jeito quando temos celebração. E depois vinha fazer as festas todas e as procissões. Era tão bom tê-lo aqui à mão! É esta a falta que fazem os padres! 
E depois dizia há dias um colega mais velho que não se lembra de, nos últimos anos, algum dos seus paroquianos se ter abeirado dele para um conselho espiritual, para um desabafo, para uma dúvida ou questão de fé. Só se abeiravam dele por causa de marcações de coisas.

8 comentários:

Anónimo disse...

A ideia que tenho é que quando nos abeiramos para conselho espiritual, que ainda que o Padre tenha boa vontade, tem tanta coisa marcado que acaba por mostrar que não tem tempo para seguimento espirituais. Como a falta de tempo exige o estabelecimento de prioridade, a mim parece me que as prioridades vão sempre para as celebrações marcadas... Há sem dúvida um contra senso entre o teu post e a minha visão... Mas não concordas um pouco comigo Padre?

Confessionário disse...

08 agosto, 2019 19:31
Sim, também tenho de concordar contigo. De qualquer modo creio que, se alguém se abeirar de um colega marcando hora para dialogar, ele vai encontrar essa hora e essa disponibilidade. Ou se calhar não!
Dá que pensar, não dá?

Anónimo disse...

O seu post é divertido, pelo menos eu achei. Já relativamente à ideia que tem dos seus paroquianos, naturalmente franzi o nariz.... é que não consegui poupar um esgar, pois vós padres sois mesmos estapafúrdios! Onde se viu! Não caberá aos senhores padres educar os seus paroquianos, o seu rebanho? Se calhar os nossos padres têm medo dos lobos e depois dá isto, as ovelhinhas só se abeiram dos senhores padres para marcações com hora marcada! Bem sei que vós não sois desses e ainda bem!

Anónimo disse...

O meu Pároco encontra a muito custo... Mas encontra. Mas eu acho que hoje funciona muito na base do SMS, ou messenger... Criticamos os jovens, mas fazemos o mesmo... O olhos nos olhos é cada vez mais raros...Torna se num constrangimento, quer para o Padre quer para o paroquioano. Um caminho perigoso este....

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Infelizmente ainda é essa a mentalidade de grande parte do povo de Deus.
Sobre a disponibilidade dos senhores padres acho que cada vez menos se verificam esses diálogos... Ou então é como as confissões, vão a Fátima, por exemplo.
Cumpts
Ailime

Anónimo disse...

«Um padre amigo e sábio disse-me um dia que quanto mais acreditava, menos fazia»

O sr. padre está a levar esta máxima mesmo à risca. Sim senhor. Boas férias!

Anónimo disse...

Boa noite. Estou apaixonada pelo padre da minha paróquia, e não sei o que fazer. Todo dia peço a Deus para tirar esse sentimento do meu coração. Me dê uma luz padre. ✨🙏

Confessionário disse...

18 agosto, 2019 23:31
Costuma-se dizer aos estudantes que, na hora dos testes ou dos exames, não basta rezar a pedir a Deus uma boa nota. É necessário estudar! Sem estudo, de pouco vale a oração.
Força