sexta-feira, agosto 30, 2019

Na tua opinião, hoje a sociedade em geral é favorável à Igreja em particular?

Por alturas da Quaresma deste ano, já lá vão cinco meses, colocámos online uma sondagem que perguntava: "Preocupas-te em cumprir ou viver o que é aconselhado na Quaresma?" 
Os resultados das vossas respostas estão neste gráfico.


Hoje postamos nova sondagem, a mesma que em 31 de Julho de 2013 fizémos neste blogue, aqui. 
Os resultados, na época, também estão aqui.
Como a sociedade muda constante e rapidamente, e passados seis anos, achámos interessante efectuar de novo a pergunta: Na tua opinião, hoje a sociedade em geral é favorável à Igreja em particular?
Convido a explicarem as vossas opções aqui nos comentários.

10 comentários:

Ailime disse...

Boa tarde Sr. Padre,
Vou dar a minha modesta opinião.
Pelo que me vou apercebendo não se tratará de ser favorável ou não, porque uns serão outros nem tanto.
O que grassa neste momento é uma grande indiferença pela Igreja e por outro lado uma grande dispersão, dada a imensa oferta por parte de outros credos, entenda-se seitas e outras igrejas.
Direi que a maioria não é favorável e tomemos como exemplo a escassez de vocações.
Espero ter respondido à questão.
Cumptos.
Ailime

Anónimo disse...

Olá Padre,

Posso perguntar-te porque neste post falas no plural "postámos", "achámos"... Este blog é gerido por mais alguém além de ti?

SL

Anónimo disse...

Mais favorável à Igreja... Acho que não. Mais aberta à espiritualidade? Sem dúvida.

SL

Confessionário disse...

é o plural magestático... heheheh

Anónimo disse...

Hum... Coisas de padres... Lol

Anónimo disse...

Eswueci me de assinar o ultimo comentario. SL
Bjitos

Ailime disse...

Majestástico, não, Sr. Padre? eh eh eh...

Confessionário disse...

Ontem escrevi esta reposta noutro texto, sem dar conta...

«Eu percebi que eras tu, SL
E, sim, é mais ou menos coisas de padres! hehehe... sabes que na tese tive de escrever tudo no plural magestático e, de vez em quando, quando escrevo de forma mais formal ou didáctica, dá-me para isto... heheheh é caso para dizer: assim vai a Igreja! heheheh»

Anónimo disse...

E eu que pensava que o que distinguia os padres, pelo menos na minha zona, na oralidade e na escrita era a utilizaçao da segunda pessoa do plural "vós". Lol
SL

Liane77 disse...

Olá. Respondendo a pergunta, acho que a sociedade está cada vez mais favorável à espiritualidade, mesmo que seja expressa de diferentes formas, o que às vezes inclui a igreja, e outras vezes não.