sábado, abril 13, 2019

A tradição da procissão de Páscoa

O padre tinha a sua saúde bastante debilitada, A idade avançada também não o auxiliava. Arrastava-se mais que andava. Mas era dia de Páscoa e, como a tradição manda, depois da missa tem de haver procissão. Dizem assim as vozes religiosas que estão habituadas desta maneira. Com as tradições. O padre, no final da missa, que presidiu a um custo notório, fez uma pergunta. Tendo em conta o estado débil em que se encontrava, perguntou a quem o ouvia na assembleia se achavam que devia fazer a procissão ou não. Contou-me quem ficou chocado nesse momento, já lá vão uma série de anos, porque ninguém abriu a boca. Ninguém fora capaz de dizer que, para cuidar da sua saúde, melhor seria não se fazer a procissão. Como ninguém abrira a boca, o padre resignou-se e respondeu por eles. Assim sendo, faz-se a procissão, mesmo que não resista a meio dela. Continuou sem resposta. Fez-se a procissão. O padre, graças a Deus, não caiu. Poucos meses depois o padre faleceu. Não há causa efeito, como é óbvio. Mas há uma Páscoa que não se percebe muito bem se foi Páscoa se foi apenas mais uma tradição.

7 comentários:

Anónimo disse...

Fez-me pensar, padre, na insensibilidade humana.
No caso que conta, nem era preciso ter fé, pois bastava ter humanidade!

Ailime disse...

Claro que foi mais uma tradição e, em muitos pontos do País, isso é o mais importante, mesmo que esteja em causa a saúde do Sacerdote, como foi o caso.
Boa noite, sr. Padre.

Anónimo disse...

uns morrem pelas condicionantes da vida, outros mesmo vivendo fisicamente, vivem já mortos por dentro. Essa é a diferença entre as duas Páscoas.

Confessionário disse...

17 abril, 2019 14:41
fez-me pensar...

Anónimo disse...

Estive a pensar sobre isso, o padre de minha paróquia deu folga à cozinheira na sexta, sábado e domingo.. ao me dar conta de onde teria almoçado, conversando com ele no domingo, contou que comeu durante esses três dias, comida requentada de quinta feira.. me disse que a vida de padre tem dessas coisas.. 😐
E fico a pensar se não acolhemos nem ao padre na semana santa, quem dirá acolher os mais necessitados


Fez-me pensar...

Confessionário disse...

26 abril, 2019 01:28
E infelizmente é mais comum do que o que se pensa!
O meu Sábado foi assim o dia inteiro...

Anónimo disse...

isto é muito triste .. já tinha lido no dia foi publicado .. hoje li outra vez
e uma grande tristeza me tocou profundamente..................

só me resta pensar que todas as vidas têm o reverso da medalha------------Essa é a Sua vida profissional............e a minha...............passados 32 anos e a de tantos pior ainda autentica escravidão

tenho fé na Ressurreição ...................se não nada valeria a pena
abraço com carinho