quinta-feira, novembro 01, 2018

Morrer é passar da morte para a vida

Gostaria de lhe falar do meu medo diante da morte. Foi assim que se dirigiu a mim, meio desconfiado, meio temeroso, meio receoso de estar a dizer a maior palermice do mundo. Às vezes custa-me dormir, porque começo a pensar nestas coisas. O coração acelera e a angústia vem. Começo a chorar. Só a ideia de desparecermos, dentro de um caixão e debaixo da terra, assusta. Sou católico. Acho que sou católico. Já nem sei. Também acredito que haja qualquer coisa depois da morte. Mas... Ficou no Mas. Como nós ficamos milhentas vezes no Mas. 
Depois de uma pausa para respirar fundo, perguntou-me como eu lidava com isso. Olha o que ele foi perguntar. No fundo, também eu já fizera a mesma pergunta a mim mesmo. Respondi com sinceridade, porque penso deste modo, embora isso não signifique que não existam dificuldades, dúvidas, receios. Disse-o porque o penso. 
A vida culmina na morte. Morrer é passar da morte para a vida, ou seja, passar da condição mortal para a condição de Vida eterna. Nós olhamos a morte como o findar da vida. Parece-me, no entanto, que é o largar da nossa condição mortal. Na morte, passamos para a Vida.

9 comentários:

Zilda disse...

Aqueles que amamos nunca morrem, só partem antes de nos para viver à vida na espiritualidade.

Paulina Ramos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulina Ramos disse...

Desculpem queria dizer hesitações, foi embaraçoso ler com a palavra que escrevi.

Confessionário disse...

ó Paulina, mas agora apagaste o que tinhas escrito

Paulina Ramos disse...

Não faz mal, foi instintivo!

Confessionário disse...

Eu tinha no meu mail, assim (com a devida emenda:
"É com alguma frequência que penso na morte, não propriamente por a temer, (claro que existem inúmeras interrogações) mas porque a vida assim o impõe.
Este texto mostra que não estou sozinha nas minhas dúvidas e hesitações, também às vezes não sei o que sou ou quem é Ele...
Acho que me deixei entardecer nesta ausência de mim!
Gostei muito, muito mesmo de ler este texto!" (da Paulina Ramos)

Paulina Ramos disse...

Oh!
Obrigada!
Foi... gratificante...
Este gesto teu teve um alcance maior do que possas imaginar.
Obrigada!
Muita força e muita paz!
Abraço!

Ailime disse...

Boa noite Sr. Padre,
Também tenho esses medos, incertezas, interrogações.
Mas confio muito na passagem para a outra Vida.
Ailime


Anónimo disse...

Ah padre fique tranquilo, ele irá te buscar mais tarde do que imagina, viverá muito tempo, e quando ele vier ceifa-ló, o sr estará sentado em sua cadeira, bebendo o seu café adocicado, sentirá o coração parar e assim morrerá. Docilmente cairá sua xícara ao chão, com os cacos ruidosos. Padre não precisa ter medo, ou pensar demais. Ele que te responde...Porque padre sou um receptaculo da entidade morte. E o saúdo.

Boa noite...