terça-feira, janeiro 24, 2017

Os quatro primeiros apóstolos

Os quatro primeiros apóstolos, chamados e convidados por Jesus, eram pescadores. Alguns dirão que escolheu estes pescadores pela analogia dos pescadores de homens. É bonita a analogia, e é piedoso o argumento. Mas eu prefiro pensar que escolheu pescadores porque não queria escolher doutores. Que escolheu pescadores, gente rude por excelência, porque não possuíam eloquência ou ciência para confundir seu anúncio. Que escolheu pescadores, gente do povo por excelência, porque queria transformar a humanidade e não elaborar uma doutrina. E se começou por dois pares de irmãos, foi porque queria que a sua Igreja fosse uma Igreja de irmãos. E se escolheu dois a dois foi porque a riqueza está em não se ser Igreja sozinho. 
Com os pescadores escreveu o início da Igreja. Uma igreja que agora parece assentar em centenas, senão milhares, de doutores. Uma Igreja que agora parece encerrada em gabinetes.

8 comentários:

Gui disse...

Boa reflexão. Quantos de vós foram pescadores chamados que se transformaram em doutores, a falar muito bonito mas sem conseguirem tocar, chegar ao coração, tocar a vida...
Era bom que, em todas as áreas da vida nunca perdêssemos a capacidade de crescer ao nível cientifico mas com a simplicidade de não esquecer a dureza das nossas raízes, seríamos mais humanos e compreenderíamos melhor quem nos rodeia.

Anónimo disse...

Bem pensado..., mas há doutores que não deixaram de ser "pescadores", pois podem muito bem ser as duas coisas, o que até ficaria muito bem, pois complementariam-se muito bem e só teriamos a ganhar, pois se a simplicidade de um pescador e a sabedoria de um doutor se unissem, a humanidade não seria tão diferente e tão distante...
bj

Confessionário disse...

26 janeiro, 2017 10:40

Claro que sim, que tens razão.
Mas dá para pensar na Igreja que Ele queria e na Igreja que parece tantas vezes querermos... ou alguém dentro de gabinetes pretende!

bj

Febe disse...

Cresce um sentido empresarial da Igreja... afunila-se o corpo de Cristo em reuniões permanentes, burocracias demasiadas, fórmulas de eficácia de executivos e...o Amor ausenta-se.

Confessionário disse...

Febe, não sei se o amor se ausenta. Talvez apenas se esconda!

Febe disse...

sim..certo...ausenta-se da vista... e então o sal perde a força ... a luz vai para baixo da mesa...

Confessionário disse...

Febe, eu não quero pensar de forma tão radical... mas preocupa-me de facto que estejamos muitas vezes a transformar a Igreja de Cristo numa Igreja so de homens... repara no que o Cardeal Burke tem feito à Igreja!

Febe disse...

sim, voltam as caudas,as saias, os colarinhos brancos, as pompas,os dourados, as liturgias faustosas,os bibes de renda mas nada disso vai trazer o fogo que Cristo quer acender na terra.