segunda-feira, novembro 21, 2016

Senhor padre, como é que se pode amar mais a Deus?

Senhor padre, como é que se pode amar mais a Deus? 
Uma pergunta destas que surge desprovida de contexto e sem se contar com ela, parece algo banal ou sem sentido. Mas não era banal e fazia muito sentido a pergunta da senhora Luísa. Uma senhora que eu tinha e tenho como boa paroquiana e como crente. Aliás, é pergunta que já me ocorreu em noites mais escuras ou em dias mais fechados em mim. 
 Na verdade, quando percebemos e caímos na conta do amor perfeito de Deus, que ama sem limites, sem interesses, em liberdade, sem maquilhagem, e quando isso contrasta com as nossas debilidades, com os nossos interesses, com os nossos medos, com a nossa forma tão medida de amar, a pergunta da senhora Luísa começa a ganhar sentido e uma série de novos contornos. Será possível amá-lo mais? Como poderíamos amá-lo na perfeição? Como podemos amá-lo mais? Que fazer para aumentar esse amor? 
Reconheço que a primeira reação que a senhora Luísa me incitou foi a de lhe responder com alguma doutrina à maneira, com palavras do costume, aquelas frases que nós padres temos muita mania em usar. Mas também não tinha palavras destas em mim. Naquele imediato e como quase sempre, foi o coração que falou sem que eu lhe desse autorização consentida. A melhor forma de amarmos mais a Deus é deixarmos que o seu amor entre mais ainda em nós.

11 comentários:

Anónimo disse...

Para mim a melhor forma de O amar mais é insistir cada vez mais no Amor pelo Próximo, porque é aí que Ele está .. levá-lo até aos nossos limites .. Nunca me posso cansar, quando canso paro, choro, fico triste, depois Algo me impele a continuar e a força só pode vir de Deus.
Outra forma que encontro de O Amar é não reclamar muito do meu "destino", olhar para o lado e ver que existem tantas pessoas cujo sofrimento me retira legitimidade para um "ai" sequer .. mas isso não quer dizer que não O questione e não me canse, mas o que todo o mal que me acontece é para mim, não para mais ninguém, nem quero que seja para mais ninguém, porque todos são filhos do mesmo Deus..
O meu Amor por Deus nunca atingirá a perfeição do DÉle por mim e isso é muito bom, doutro modo ficaria cristalizada na admiração e veneração a Deus, quando a minha imperfeição me impele sempre a mais e mais..
Agnostica Port.

gui disse...

É uma pergunta que me faço vezes sem conta e continuo a sentir que tão pouco o amo, mas pior é quando acho que não sou amada por Ele, mesmo quando sou eu que me afasto, quando espelho nEle a minha falta de confiança e amor.

Servir com Alegria disse...

Pois esta pergunta faço várias vezes, AMAR MAIS A DEUS, e quem é Deus na minha vida para eu poder Amar Mais, se por vezes nem o Menos eu tenho, sim Meu Deus, eu sinto-me mal diante de tanta indiferença dentro dos teus Crentes e Amados Filhos, e como Testemunho disso nos deste Jesus Cristo, que foi semelhante a todos nós, mas com um Dom Divino, e por vezes me interrogo, Meu Deus o que queres de mim, para eu saber Amar. Sinto-me por vezes mal, quando vejo, oiço e constato com tanta indiferença, sinto-me revoltada, a apetece abanar a cana para que me oiçam um pouco, mas no que toca à Doutrina da Igreja todos são Doutores e têm muitos argumentos que se encaixa nos seus interesses. Mas por vezes vou até à Via dolorosa de Jesus a Caminho do Calvário, e aí eu fico parada e sinto que nada sou perante esta Dádiva que nos foi dada. Sofrimentos dores o ser humano assim o permite, quando deixa morrer o seu Irmão ao lado cheio de fome, por Julgamentos injustos. Senhor eu sei que Tu me Amas, ajuda-me também a Amar-te como Tu me Amas.

Ana Melo disse...

Gui!

Ele, CRIADOR DE TODAS AS COISAS, sabe de tudo o que nós somos capazes, tudo!, para o melhor e para o pior.

Quando somos nós a "ovelha perdida", Ele, que anda sempre por aí/aqui, faz-nos uma festita paciente na cabeça......
Ele, que vê tudo, vê na nossa expressão de perdidos, vê a nossa vontade de lhe subir para os ombros, e Põe-se a jeito .......... nem que sejam 70x7 vezes.

Anónimo disse...

Gosto da sua teoria, padre. Quanto mais o seu amor estiver dentro de nós, mas amamos porque nos configuramos com Ele, certo?

Anónimo disse...

Gostei da tua resposta Padre. Quanto a mim, passa por amar mais os outros, o próximo.

Quanto mais disponíveis estivermos para outros, mais disponíveis estamos para Ele. Amá-Lo-emos tanto mais, quanto não nos apercebemos do bem que fazemos ao outro.

"...não veja a tua mão esquerda o que tua mão direita faz..."

Não sei se a transcrição está exacta, mas o que entendo dela.

bjito

PR disse...

Ama-se mais a Deus, amando-se a si mesmo em primeiro lugar.

O amor ao próximo é apenas o reflexo do que temos dentro de nós.

Confessionário disse...

PR, cuidado, pois isso é um pouco antropocêntrico.
Eu entendo o que queres dizer, mas a palavra tem de ser usada com maior precisão. Amas a Deus em todo o lado, e se Ele esta dentro de ti, tb o amas em ti, e depois isso espalha-se ao teu redor, nos outros. Era isto, não era, que querias dizer?

bj

PR disse...

Olá confessionário,
O que eu queria dizer é que não se pode amar o que não reconhecemos. Se amamos a Deus é porque Ele está na nossa génese.
Acho que é um bocadinho diferente do que a ideia que pretendias transmitir. Amamos mais a Deus de cada vez que nos amamos um pouco a nós, com um profundo respeito pelo templo que Ele habita.
Desculpa se o meu comentário foi despropositado, acho que vou continuar sem comentar enquanto não me sentir melhor.
Fica bem!

Confessionário disse...

PR, porque haverias de deixar de comentar?!
Não há motivo suficiente... e quanto ao que dizes, estou inteiramente de acordo e gosto da ideia de sermos Templo de Deus. bj

Paulina Ramos disse...

Boa tarde confessionário,
Quando penso em não comentar, é porque sinto dificuldade em exteriorizar o que sinto.

Não está fácil "arranjar" palavras para dar significado às minhas convicções.

São convicções nascidas de uma vivência à qual não estava habituada, mas que estão a transformar a forma como me vejo e como vejo tudo o que me rodeia.

Vejo "rostos novos em corpos velhos". ouço uma sinfonia bela harmoniosa que se vai delineando dentro de mim, é deslumbrante, é maravilhoso é de uma tonalidade sem igual.
Sinto que sempre fez parte de mim, estava apenas abafada pelos ruídos que me habitavam e ainda habitam :), é Ele que faz parte de mim que me circunda e inunda.
É Deus que nos ama!

Não me vou alongar mais para não me tornar pesada e maçadora.

Muita força para ti!

PR